tera, 22 julho de 2014

Estou Em: Regional Quixeramobim Quixeramobim: Mestre da cultura comemora 61 anos de reisado
Informax_animado

Quixeramobim: Mestre da cultura comemora 61 anos de reisado

E-mail Imprimir PDF
Mestre_piaui
Mestre_piauiA

O boi é uma das figuras centrais do Reisado, com danças e gingados.

argaiv1498

O nascimento do filho de Deus destaca a espiritualidade Católica e inspira a manifestações culturais do Reisado. Neste natal uma grande festa foi marcada para além do nascimento do menino Jesus uma comemoração mais do que especial, os 61 anos de Reisado do Mestre Piauí.

A residência de Nº 798 da Rua Bougival Leão pertencente à família Fernandes, na cidade de Quixeramobim, já reverenciou grande parte da historia e do crescimento da cidade, mas neste último fim de semana presenciou um fato histórico que marcará os seus mais de cem anos de construção, o encontro do mestre Piauí com artistas e amigos de Quixeramobim. O evento foi realizado pelo jovem artesão Pedro Henrique Fernandes, 25 anos, um apaixonado pela cultura do reisado. Rei, Rainha, o Careta, a Catirina, Guerreiros, índias pastorinhas e brincantes, animaram a noite de natal.

Segundo o organizador do encontro aquele momento serviu para aproximar grandes artistas do município com o público presente. “São esses encontros culturais que se deve manter no nosso dia-a-dia, temos a honra de receber nesta casa que é tombada pelo IPHAN, grandes amigos para comemorarmos juntos o aniversário de Jesus e os 61 anos de reisado do mestre Piauí. Sanfoneiros como Tenilson, Luiz Paulo, músicos com Azanias, Vandinho,Agimiro, meu Tio que é um dos Maiores humoristas do Brasil e grande apaixonado pelo reisado, Antônio Fernandes, são pessoas apaixonadas pela nossa cultura”, completou Pedro Henrique.

Um verdadeiro encontro de artistas da terra de Antônio Conselheiro foi registrado no aniversário de 61 anos de reisado do mestre da Cultura Piauí. Quem não poderia ficar de fora foi um dos maiores humoristas do Brasil, Antônio Fernandes, que faz a personagem Skolástica que é filho de Quixeramobim é também um apaixonado pela cultura do reisado. “Fiz questão de não faltar a este evento organizado pelo meu sobrinho, Pedro Henrique, é uma honra está junto com o mestre do nosso folclore. Aproveitei um pouco para rever meus amigos de infância e de participar de um momento histórico na nossa cultura”, completou o humorista. Ao ser perguntado o que Skolástica, seu personagem, diria daquele acontecimento, Antônio Fernandes se emocionou e falou que nunca pensou que um dia estaria em sua terra como um dos maiores humoristas do País ao lado de um dos maiores mestre da Cultura que ele conhece realizando algo que assistia quando pequeno ao lado de seu pai ao qual preservou aquela casa com todo carinho para sua família. “A melhor coisa da vida são as surpresas que Deus coloca em nossa frente, pois em nenhum momento pensei que o homem que vinha buscar uma televisão que o meu pai concertava um dia viesse se transformar no principal ícone de nosso folclore e eu estivesse hoje frente a frente como um dos maiores humoristas do pais. Amo a minha cidade e é esse carinho de vários artistas de nossa terra que vieram prestigiar o mestre Piauí que incentiva a cada dia continuarmos levando o nome de Quixeramobim para todo o Brasil.

O boi é uma das figuras centrais do Reisado, com danças e gingados, concentra os movimentos do cortejo de brincantes populares. O mestre Piauí comemorou os seus 61 anos de reisado com 73 anos de idade ao lado de seus filhos que também participam do boi e de sua esposa Dona Maria Ferreira da Silva, 69 anos.

Comente essa matéria e seja nosso seguidor no facebook.

 Mais Informações:
Reisado do Mestre Piauí

Telefone: (88) 9466.7988

Fernando Ivo
Correspondente em Quixeramobim
Jackson Perigoso

Edição
O Sertão é Noticia faz parte da rede do portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade.

 


Adicionar comentário

AVISO: todo e qualquer comentário publicado na internet por meio do portal REVISTA CENTRAL não reflete, obrigatoriamente, a opinião deste portal. Os textos publicados são de exclusiva, integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O portal REVISTA CENTRAL reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou, de alguma forma, prejudiciais a terceiros. Informamos ainda que poderá haver moderação dos comentários, visando garantir a privacidade das informações. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação (nome e endereço válido de e-mail) também poderão ser excluídos. Informamos que todos os comentários ficam registrados a numeração de IP.


Código de segurança
Atualizar

Julho


Compartilhe