Somente dez municípios do Sertão Central reajustaram salário dos professores

compartilhar no:
Os reajustes têm sido arrancado pela luta da categoria, liderada pelos sindicatos locais. Foto: divulgação

Região Central: Dez municípios do Sertão Central estão entre os 70 do Ceará que já confirmaram o reajuste salarial dos professores. Os dados foram levantados e confirmados pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetance).

De acordo com a Federação, Banabuiú, Boa Viagem, Canindé, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Madalena, Paramoti e Quixadá já teriam confirmado o aumento no salário dos profissionais da educação. Caridade, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole não teriam dado o reajuste.

Nas cidades, a reposição nas remunerações foi extensiva ao conjunto dos profissionais que formam o magistério municipal. O maior reajuste salarial foi verificado em Deputado Irapuan Pinheiro (14,62%).

Ao todo, 24 municípios aplicaram o reajuste equivalente ou acima de 4,62%, valor correspondente à inflação de 2023. Por outro lado, em grande parte das localidades o reajuste implantado foi igual ou superior a 3,62%, correção que é calculada com base no crescimento do custo aluno dos dois anos anteriores, conforme coloca a Lei Federal Nº 11.738/08, do Piso Nacional do Magistério.