Ossos de Santa Terezinha, morta há 150 anos, serão enviados em peregrinação à Quixadá

compartilhar no:
Relicário com os ossos da santa ficarão no município do dia 22 a 24 de abril (Foto: divulgação)

Quixadá: Este município do Sertão Central cearense um dos dois únicos do Ceará e um dos 70 do Brasil, a receber um famoso relicário com pedaços de ossos de Santa Terezinha do Menino Jesus, venerada mundialmente como uma das santas mais populares do catoliciscmo.

Além da Capital, Fortaleza, apenas Ibicapina e Quixadá, foram os únicos destinos do estado do Ceará, escolhidos para receber a peça sacra. De acordo com os organizadores, o relicário ficará em Quixadá do dia 22 a 24 deste mês, exposto para visitação do público em três lugares diferentes: no Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, na Paróquia de Santa Terezinha e na Catedral.

As relíquias são um fêmur e ossos do pé da santa, que ficam na basílica de Santa Terezinha em Lisieux, na França. Eles ficam depositados num enfeitado relicário que é protegido por uma densa caixa de vidro. Somente 70 cidades do País vão receber os restos da santa. Os destinos foram escolhidos pela Ordem dos Freis Carmelitas Descalços no Brasil.

O envio dos pedaços de ossos da santa francesa ao Brasil ocorre em comemoração a dois jubileus, a celebração dos 150 anos do nascimento de santa Teresinha, que foi comemorado em janeiro de 2023, e pela celebração dos 100 anos da sua canonização, que ocorrerá em 2025.

Estas relíquias de Santa Teresinha estiveram no Brasil pela primeira vez nos anos de 1997 e 1998. A basílica francesa enviou novamente o relicário no ano de 2022, mas ela percorreu apenas algumas cidades do estado de São Paulo. Dessa vez, a Peregrinação ocorrerá por todo o Brasil, nas cidades onde há a presença dos frades, monjas e seculares carmelitas.