Educação de Milhã, no Sertão Central, é a 3ª melhor do País em levantamento do Ioeb 2023

compartilhar no:
Educação de Milhã é destaque no País (Foto: Divulgação Prefeitura de Milhã)

Região Central: a educação do município de Milhã foi considerada a terceira melhor do Brasil, no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb) 2023. O levantamento é organizado pela organização Roda Ativa, e mede aspectos que envolvem a educação básica da rede pública, a partir de indicadores como Ideb, escolaridade de professores e número médio de horas-aula.

No estudo que considera os mais de 5 mil municípios brasileiros, os três mais bem colocados que estão no topo do ranking são do Ceará: Ararendá, no Sertão de Cratéus, apresenta a melhor nota entre todos os municípios brasileiros. Na segunda posição, está o município de Cruz e, na terceira, Milhã, no Sertão Central.

A média nacional do Ioeb 2023 foi de 5,5. Para se ter uma ideia, Milhã teve média 6,7. Ararendá e Cruz pontuaram 7,3 e 7,0, respectivamente.

Com o resultado do levantamento, Milhã voltou a ganhar destaque na região quando o assunto é educação. A administração fez aporte de 18% a mair no orçamento da pasta prevista para 2023. Edições de estudos anteriores, mostram que Milhã se mantém consolidada na qualidade da educação. Em 2022, por exemplo, o município atingiu um índice de aprovação de 99,9% nos anos iniciais e de 98,2% nos anos finais.

O município mantém mais de dois mil alunos matriculados, e seu trabalho na formação de cidadãos através da educação, já desperta inclusive a atenção de outros estados, como o Mato Grosso do Sul, que recentemente enviou uma equipe de profissionais para verificar como o município trabalha para conseguir boas notas.