Vereadores se revoltam contra presidente da Câmara de Quixadá; Duda não quer prestar contas

compartilhar no:

Requerimento_1Quase 100% dos vereadores pedem sindicância nas contas de gestão do atual presidente, vereador Duda.

Quatorze dos 17 vereadores da Câmara Municipal de Quixadá assinaram requerimento solicitando uma sindicância interna, para apurar possíveis irregularidades na gestão do atual presidente, vereador Augusto César-Duda.

Os parlamentares alegam o descumprimento das disposições contidas no Regimento Interno da Câmara Municipal de Quixadá, no tocante a ausência de prestação de contas, o descontrole nas contas bancárias da instituição, havendo, inclusive alegativa  de devolução de cheques por ausência de fundos, e ainda a negativa de informações sobre contratos celebrados com assessorias e contratação de pessoal, bem como, o arquivamento de CPIs sem que tenha sido deliberado pelo plenário.

As discussões estavam previstas para a sessão desta quinta-feira, 10, no entanto, o próprio presidente, vereador Duda, impediu que o requerimento entrasse em pauta. Para a maioria dos vereadores a atitude foi arbitrária.

– Nós compreendemos que isso é um abuso e queremos registrar nossa Requerimento_2indignação com esse presidente que tem conduzido muito mal os trabalhos da Câmara – disse o vereador Higo Carlos.

– Essa denúncia não foi feita por nenhum vereador desta casa e sim pelo Tribunal de Contas dos Municípios e queremos saber a verdade – comentou o vereador Luiz do Hospital.

-O presidente da Casa não está agindo corretamente com o regimento, várias e várias atitudes erradas e autoritárias. É um direito não só de um vereador, mas de qualquer outro cidadão pedir a prestação de contas da Câmara – ressaltou o vereador Audênio Moraes.

Ao avaliar a atitude do vereador Duda como sendo desnecessária, o ex-presidente e vereador Pedro Baquit disse: “os vereadores estavam pedindo apenas que o presidente pudesse prestar contas da sua administração no plenário da Câmara e isso está previsto no regimento da casa e é um direito que os vereadores têm por mais que as contas estejam todas postadas no portal da transparência, a mesa regimentalmente tem que apresentar aos parlamentares e a quem mais que tenha interesse”.

A vereadora Rosa Buriti lamentou o Requerimento_3ocorrido, “ele toma a decisão arbitrária, da forma como ele pensa sem consultar ao plenário. Na verdade o requerimento é uma matéria legislativa”, salientou.

Aguarda-se que o requerimento entre na pauta da sessão da sexta-feira, 11 de dezembro, caso contrário os próprios vereadores que assinaram poderão pedir intervenção do poder judiciário.

Devido à situação, a sessão foi encerrada, causando ainda mais desgaste para o presidente Duda, que hoje não tem controle e apoios dos demais edis.

Assinaram o requerimento os vereadores:

Audênio Moraes ; Carlos Eduardo (Dudu) ; Erení Lima (Capitão) ; Higo Carlos ; Ivan Benício ; Ivana Magalhães; José Evaristo ; Weimar Lino ; Kelton Dantas; Kleber Júnior; Laércio Oliveira ; Luiz do Hospital ; Louro da Juatama  e Rosa Buriti.

Requerimento_4

Escreva algo