Imagem de santa padroeira de Deputado Irapuan Pinheiro em monumento turístico é violada e fica sem cabeça

compartilhar no:
Imagem da santa surgiu sem a cabeça na última semana, em monumento na entrada do municipio (Foto: Portal DM)

Região Central: Uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, que é padroeira do município de Deputado Irapuan Pinheiro, foi alvo de uma ação que está revoltando fiéis e moradores da cidade: a réplica da santa que fica na entrada da cidade teve a cabeça quebrada.

As informações foram divulgadas pelo portal DM Milhã, município que fica próximo a Deputado Irapuan Pinheiro, onde o caso está se passando e gerando uma onda de indignação de moradores. Um deles teria enviado a imagem da santa sem a cabeça para o site e questionado: “Até onde a falta de respeito e a intolerância religiosa vão nos levar?”

Segundo o DM Milhã a imagem fica em uma espécie de monumento turístico, na entrada do município. A obra possui uma certa altura, o que dificultaria qualquer tipo de ação, mas a possibilidade de um ato de vandalismo é a principal suspeita. Os detalhes de como o vandalismo contra a imagem aconteceu ainda não desconhecidos, bem como quando teria ocorrido.

Caso tenha sido um crime de vandalismo, e uma investigação seja aberta pelas autoridades policiais do município, o autor pode ser enquadrado no Código Penal por crime contra o sentimento religioso, previsto no artigo 208. A medida é aplicada contra aquele que escarnece de alguém publicamente, por motivo de crença, que impede ou perturba cerimônia religiosa ou que pratica vilipêndio contra objeto de culto religioso. A pena pode ser de três meses a um ano de prisão.

Nossa Senhora da Conceição é padroeira do municípío de Deputado Irapuan Pinheiro. De acordo com a crença católica Nossa Senhoda da Conceição teve seu dogma firmado no século 19, na qual o Papa Pio IX reconheceu que ela teria nascido e se mantido livre do pecado. É venerada como a santa protetora do Exércio do Brasil.

Até a noite desta quarta-feira (6) o Revista Central não encontrou algum posicionamento oficial da prefeitura do município sobre o ato. O prefeito de Deputado Irapuan Pinheiro, Gildecarlos Pinheiro, também não comentou o assunto em suas redes sociais.