Canindé: revitalização do entorno do monumento de São Francisco entra em fase de conclusão

compartilhar no:
Canindé: revitalização do entorno do monumento de São Francisco entra em fase de conclusão. Foto: divulgação

Mais um equipamento cultural de grande relevância para as tradições religiosas da população sertaneja e para o turismo regional está próximo de ser entregue no município de Canindé. São as obras de revitalização do entorno do monumento de São Francisco, cujas intervenções vêm sendo conduzidas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).

A partir da conclusão, os canindeenses, romeiros e turistas vão contar com um centro comercial de 1,86 mil m², integrado com restaurante, lanchonete e cerca de 60 quiosques, um passeio principal pavimentado em piso intertravado, uma via de acesso secundária asfaltada para veículos de grande porte, além de novas calçadas, rampas e escadarias cercando a base da estátua de São Francisco, que compõem o chamado Caminho de Assis.

Aproximadamente R$ 12,9 milhões estão sendo aplicados no empreendimento, restando pouco mais 10% de serviços a serem executados, entre polimento de pisos, pintura, acabamentos, sinalização e paisagismo do espaço. O resultado será uma ampla área urbanizada e iluminada, proporcionando conforto e segurança aos visitantes.

“Estamos fazendo melhorias para tornar este ponto mais importante e atrativo, como a praça com calçamento e iluminação novos, portões, gradil, pergolados e canteiros verdes, restaurante e lojas, fora os novos acessos que organizam o trânsito nos locais de visitação. Isso tudo não apenas gera renda para a cidade que já é marcada por um forte turismo religioso, como também oferece diferentes opções de lazer às famílias que moram ali”, comenta o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira.

Projetada para receber o grande volume de fiéis que todos os anos visitam Canindé, a nova estrutura promove o desenvolvimento socioeconômico da região, ao passo que valoriza o patrimônio cultural e religioso do município, com destaque para a Basílica e Santuário de São Francisco das Chagas.

Em 2019, o Governo do Ceará já havia entregue a requalificação do Corredor Religioso de Canindé, formado pela Via Processional, Via Iluminada e Praça Matriz, onde se localiza a basílica.

Outros monumentos em construção

Para expressar sua religiosidade através de festividades e celebrações, a população do Interior cearense vem sendo beneficiada com uma série de melhorias infraestruturais, de forma a comportar o grande movimento de pessoas pelos centros religiosos do estado.

É o caso das obras que atualmente ocorrem nos monumentos de Santo Antônio e da Beata Benigna, nos municípios de Caridade e Santana do Cariri, respectivamente. Os investimentos para os complexos de São Francisco, Santo Antônio e Beata Benigna juntos somam algo em torno de R$ 40 milhões aplicados pelo Governo do Ceará.