Imagem de São José é uma das mais furtadas do Brasil, segundo levantamento

compartilhar no:
Imagem é uma das mais furtadas Brasil afora (Foto: reprodução)

A imagem sacra de São José usada em templos religiosos Brasil afora, é uma das mais furtadas e/ou roubadas do País. O levantamento foi feito com exclusividade pelo Revista Central com base em dados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

De acordo com o Banco de Dados de Bens Culturais Procurados do Iphan, há pelo menos dez imagens de São José furtadas, e que são ainda procuradas pelo Instituto por conta que são materiais tombados. As réplicas sacras do pai de Jesus Cristo só perde para Santo Antônio, que possui 13 imagens furtadas e procuradas pelo Iphan. São Benedito aparece em terceiro lugar, com oito imagens procuradas.

Conforme as informações do Banco de Dados do Iphan, ao todo existem 1.643 bens culturais que são procurados, mas não há como especificar quantos deste total, são apenas imagens de santos, mas na liesta aparecem ainda Nossa Senhora do Rosário, dos Remédios e até o Menino Jesus.

Os detalhes do levantamento, no entanto, mostram uma procura de uma certa santidade por parte dos larápios: são pias de água benta, pombas do Espírito Santo e até candelábrios, que figuram entre os objetos roubados e/ou furtados.

No céu ou na terra o crime é o mesmo e recebe condenações expressas, mas com penas diferenciadas. Na lei de Deus, quem rouba fere o sétimo dos dez mandamentos e comete alguns dos maiores dos pecados condenados pelo cristianismo. Na lei dos homens, o ladrão pode pegar de um a quatro anos de prisão e fere o artigo 168 do Código Penal Brasileiro.