Quixadá: Secretário fecha mais três escolas e diz: “não tenho tempo pra curar dor de cotovelo”

compartilhar no:

escola_fechada_sabonenteEm entrevista a uma emissora de rádio, Antonio Martins se mostrou bastante chateado com as criticas da população, especialmente da imprensa.

O secretário municipal de educação, Antônio Martins de Almeida Filho, continua fechando escolas da zona rural do município de Quixadá, no Sertão Central cearense. A grave denúncia partiu dos moradores de várias localidades do distrito de Tapuiará, porém, a precipitante medida, também atinge os alunos pobres dos distritos de Juatama, Daniel de Queiroz e Riacho Verde. 

Na cidade, o caso está sendo classificado como o “escândalo da educação”, tendo como mentor o secretário municipal. A revolta em emissoras de rádio é nítida, inúmeros ouvintes criticaram fortemente Antonio Martins. O assunto foi denunciado pelo portal Revista Central.

A princípio, era apenas a Escola Julita Alves de Lima, de São Cristovão-Tapuiará, que atendia aproximadamente 80 crianças, de 1º a 4º série, de várias localidades circunvizinhas, além da Escola Maria Cleide Capistrano de Oliveira, de Lagoa Redonda II- Tapuiará, por sinal crianças de 3 a 5 anos estudavam nessa unidade, diante do escândalo, populares da comunidade de Sabonete, também denunciam que político mandou fechar a Escola Aziz Okka Baquit(foto), agora, os alunos terão que percorrer quase 15 KM, até a sede do distrito de Riacho Verde. 

A desastrosa medida do secretário, também, deixou indignados os moradores da localidade de Susui, distrito de Juatama, isso porque, a única escola teve as portas fechadas. O caos atinge ainda, os alunos do distrito de Daniel de Queiroz, a Escola Francisco de Oliveira Albuquerque foi a quinta a ser fechada. Aproximadamente 10 escolas tiveram as ‘portas trancadas’ pelo secretário.

Matéria relacionada:
Escândalo da educação: Secretário de Educação de Quixadá fecha várias escolas da zona rural

Em entrevista a uma emissora de rádio, Antonio Martins se mostrou bastante chateado com as criticas da população, especialmente da imprensa. “Eu quero dizer que tudo vem da maledicência, da tendência, do despreparo, eu respondo em respeito à população, mas eu refuto veementemente”.

Para o secretário, “quem passou pelos bancos da faculdade ou quem saiu dela, e, foi gestado de maneira prematura, tem dificuldade de compreensão, mas essa questão de trabalhar a nucleação de escolas é uma orientação do Ministério da Educação”.

Ainda no campo do tiroteio, Martins disse que está acabando com as turmas multiseriadas e dispara: “agora, se eu for olhar pelo lado do sentimentalismo, da cultura, da escola permanecer na comunidade, eu até entendo que é doloroso. A escola que funcionou a vida toda, muita gente passou por lá, essas relações pessoais, eu até entendo”.

{module [270]}

A única solução, na fala do secretário para os pais: “se alguém está incomodado com o fechamento dessas escolas, arranje mais 100 alunos e leve pra lá, a escola está fechando porque não tem aluno”.  Em São Cristovão, a escola tem mais de 80 alunos, de Lagoa Redonda aproximadamente 30 crianças, portanto, o discurso do secretário foge da realidade.

Dor de cotovelo

O secretário disse que não tem tempo para curar dor de cotovelo: “Agora, eu não tenho tempo pra curar dor de cotovelo, de quem não tem compromisso com a verdade”. Não se sabe, se essa foi uma indireta para os pais de alunos que estão revoltados com o secretário municipal de educação. 

Antonio Martins ainda teve a ousadia de falar: “quem quiser falar comigo, bastante ir à secretaria de educação ou na minha casa”. Na última terça-feira, 13, dezenas de pais foram à secretaria e não foram recebidos.

 

Escreva algo