CDVA, há 70 anos educando gerações para a vida

compartilhar no:
Ao longo dos anos, o CDVA formou milhares de alunos, deixando uma marca indelével na comunidade. Foto: divulgação

No cenário educacional de Quixadá, uma história de 70 anos vem moldando gerações e deixando um legado indelével. Em 1950, sob a liderança do Padre Luiz Braga Rocha, a cidade viu nascer uma iniciativa visionária: o Ginásio Valdemar Alcântara (GVA), destinado a oferecer oportunidades educacionais à juventude masculina.

O marco de sua fundação, em 14 de fevereiro de 1954, sob a direção do Padre Clineu Ferreira, ecoa até os dias de hoje. O GVA, homenageando o médico Valdemar Alcântara, tornou-se um bastião da educação local, forjando não apenas alunos, mas cidadãos conscientes e comprometidos.

Desde então, sob diferentes diretores e gestores, o GVA passou por transformações significativas. Em 1972, com o Padre Vicente Gonçalves Albuquerque, houve a inclusão do público feminino e melhorias estruturais. Na década de 90, sob a liderança do Padre Luiz Orlando de Lima, uma modernização pedagógica e física reafirmou seu compromisso com a excelência.

A expansão para Boa Viagem-CE, em 2001, marcou um novo capítulo, acompanhado de mudanças na gestão e no nome, agora Colégio Valdemar Alcântara (CVA), sob a administração das Irmãs Escolares de Nossa Senhora (IENS).

Em 2019, o CVA recebeu uma nova direção, liderada pela Diretora Geral Eliene Maciel Araújo e Vice-Diretora Yara Luíza Nobre de Sousa. Sob sua égide, uma revitalização pedagógica trouxe uma abordagem mais colaborativa e focada no desenvolvimento socioemocional dos alunos.

A proposta pedagógica foi reinventada, centrando-se em uma aprendizagem holística, respaldada por uma tríade educacional: pedagogia baseada em projetos, aprendizagem colaborativa e educação socioemocional. A parceria com a UniCatólica e o aprimoramento da estrutura física consolidaram sua posição como referência educacional.

Para Eliene Maciel, “em 70 anos, o CDVA tem evoluído para atender às demandas de cada época, abraçando a tecnologia e promovendo a formação integral dos estudantes”. Professores e funcionários desempenham um papel crucial, inspirando e orientando os alunos, enquanto estes, o coração pulsante da instituição, são o foco principal.

Ao longo dos anos, o CDVA formou milhares de alunos, deixando uma marca indelével na comunidade. Que esta história de amor à educação continue a inspirar e transformar vidas por muitas gerações futuras, pois o Colégio Diocesano Valdemar Alcântara é mais do que uma escola – é um farol de conhecimento, dedicação e amor.