Canindé: PRF prende indivíduo com mandado de prisão em aberto e apreende anfetaminas

compartilhar no:
Diante da situação, foi constatado o crime de porte de droga para consumo pessoal pelos dois homens. Foto: divulgação

Na tarde desta última terça-feira (13), por volta das 16h20, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava fiscalização de rotina na BR 020, no município de Canindé, no Ceará. Durante a operação, um caminhão que seguia para São Benedito (CE) foi abordado.

Durante a abordagem, um dos passageiros, um homem de 24 anos, foi solicitado a abrir uma camisa que segurava. Ao fazê-lo, foram encontradas duas cartelas contendo “rebites”, totalizando 19 comprimidos. O condutor do veículo, um homem de 31 anos, voluntariamente entregou mais três cartelas da mesma substância, totalizando 45 comprimidos.

O Nobésio, popularmente conhecido como “rebite”, é um medicamento utilizado pelos motoristas como inibidor de sono e como forma de prolongar o tempo acordado e permitir que dirijam por longas distâncias. No entanto, a droga afeta diretamente os reflexos do condutor, podendo ocasionar graves acidentes.

A substância, uma anfetamina, é um estimulante do sistema nervoso central e faz com que o cérebro trabalhe mais depressa e cause nas pessoas a impressão de diminuição da fadiga, já que conseguem executar uma determinada atividade, como dirigir, por mais tempo.

Diante da situação, foi constatado o crime de porte de droga para consumo pessoal pelos dois homens. Conforme estabelece o Art. 28 da Lei 11.343/06, foi lavrado um Termo Circunstanciado para cada indivíduo, que se comprometeram a comparecer em audiência judicial para responder pela prática delituosa.

Além da apreensão das substâncias estimulantes, durante a fiscalização, os policiais constataram a existência de um mandado de prisão civil em desfavor de um segundo passageiro do caminhão, um homem de 39 anos. O mandado, expedido pela 2ª Vara de Pinheiro do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, estava relacionado à inadimplência de pensão alimentícia e havia sido expedido em junho de 2022.

Diante do mandado pendente, os policiais deram cumprimento à ordem judicial e o homem de 39 anos foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil, onde ficará à disposição da justiça.