Cão é resgatado de penhasco depois de ficar preso entre as pedras

compartilhar no:
O cão é conhecido como caçador e acredita-se que tenha caído no penhasco inadvertidamente. Foto: divulgação

A 5ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (5ªCia|4ºBBM), localizada em Baturité, foi responsável por um resgate emocionante no último domingo (21). O Corpo de Bombeiros resgatou um cão que se encontrava preso em um penhasco, com a utilização de técnicas de operação em altura.

A princípio a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança recebeu o chamado de emergência por volta das 7h33min. Imediatamente, os bombeiros militares foram acionados e se deslocaram rapidamente até as proximidades do Balneário Itamaracá Club, no bairro Mondego, em Baturité.

Segundo relato da Senhora Vânia, que fez a solicitação, “o cachorro estava preso entre as pedras desde o dia anterior e aparentava estar machucado, emitindo sons de angústia. Preocupada com a situação do animal, ela pediu ajuda aos bombeiros”.

O resgate
Diante da urgência do resgate, os bombeiros utilizaram um cabo de prontidão para montar um circuito vertical com descida controlada através do rapel. Apesar das dificuldades, o cão foi encontrado a aproximadamente 80 metros de distância do ponto inicial. Com o auxílio de uma rede de captura e do triângulo de resgate, o bombeiro responsável foi içado junto com o cão, encerrando com sucesso a operação.

Uma vez em solo firme, constatou-se que o cão estava desidratado. Os bombeiros prontamente ofereceram água para o animal e o entregaram a um popular que conhecia seu tutor. De acordo com relatos dos moradores, o cão é conhecido como caçador e acredita-se que tenha caído no penhasco inadvertidamente.

A ação contou com a atuação dos seguintes bombeiros militares: subtenente Júnior Guerra, subtenente F. Silva, sargento Gilberlan e soldado Damasceno, que receberam o apoio do subtenente Maciel, soldado Vinícius e soldado Damasceno.