Construção de novas linhas de energia elétrica deve gerar empregos em Banabuiú e Quixadá

compartilhar no:
Linha de transmissão da Eletronorte (Foto: divulgação)

Região Central: A Eletronorte, braço da Eletrobras na região amazônica, planeja investir R$ 5,2 bilhões em novos projetos de transmissão que atravessam o Ceará, prevendo a criação de mais de quatro mil empregos em municípios do Ceará. Entre eles, estão dois do Sertão Central: Quixadá e Banabuiú.

Recentemente a Eletronorte arrematou quatro dos quinze blocos oferecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), incluindo os blocos 1, 3, 5 e 9. Os três primeiros terão entre suas obras, linhas de energia que deverão passar por municípios do Ceará.

Quixadá e Banabuiú estão entre as cidades onde a empresa deve executar obras, assim que os trabalhos de construção das novas redes começar. Somente no Lote 1, que prevê em sua extensão passar por Quixadá, a empresa pretende investir R$ 1,7 bilhão.

De acordo com analistas do setor elétrico, ouvidos pelo jornal Valor Econômico, que detalhou o plano da Eletronorte, a execução desses empreendimentos tem o potencial de impulsionar significativamente a economia dos estados onde as obras devem ocorrer.

Os lotes que atravessam o estado totalizam 1.991 km, abrangendo 11 linhas de transmissão e quatro subestações de energia. A previsão é que as operações tenham início até o final de 2029. Recentemente o presidente da empresa esteve tratando de detalhes da execução do projeto com o governador do Ceará, Elmano de Freitas. Ivan Monteiro afirmou: “A Eletrobras está plenamente consciente de sua responsabilidade no desenvolvimento da infraestrutura do Ceará, o que atrairá empresas e dinamizará a economia do estado.”