Educadora há 30 anos, Joyce Santana é novamente escolhida para coordenar Crede 12, em Quixadá

compartilhar no:
Educadora desde 1993, Joyce foi escolhida pelo governador Elmano de Freitas (Foto: Crede 12)

Quixadá: a professora Joyce Costa Gomes da Santana será novamente a coordenadora da 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 12), que fica no município de Quixadá e assiste a escolas do Sertão Central. Joyce foi nomeada pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, e pela secretária de educação do Ceará, Eliana Estrela.

Na noite desta terça-feira (4), a informação foi comunicada oficialmente nas redes sociais oficiais da Crede 12. Evidenciando a pluralidade da sociedade e os novos desafios da educação, a mensagem desejava a Joyce Santana “sucesso a frente dos trabalhos desta regional, na certeza da continuidade de um trabalho com base na ética, respeito e muito compromisso com uma educação pública de qualidades para todas, todos e todes”.

A gestão tem quatro anos e segue até 2026. A profissional já estava à frente do cargo e se destaca entre seus pares pelo caráter técnico de suas decisões, e o abrangente conhecimento nas políticas e ciências da educação. Oito municípios do Sertão Central são assistidas e acompanhadas pela Crede 12, são eles: Banabuiú, Boa Viagem, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Madalena, Quixadá e Quixeramobim.

De acordo com as informações de seu currículo, fornecidas pela própria Crede 12, Joyce Costa Gomes de Santana tem 30 anos de experiência na educação, tendo se formado em Pedagogia em 1993. Possui ainda graduação em Letras e em Direito. É Doutoranda em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP; Mestra em Educação e Ensino pela UECE – MAIE; Especialista em Gestão Escolar, Gestão e Avaliação da Educação Pública, Gestão Pública; Direito tributário, trabalhista e previdenciário.

Com um perfil discreto, Joyce não costuma se envolver em temas polêmicos nas redes sociais. Apoiou o presidente Lula, mas não fez críticas diretas ao ex-presidente Bolsonaro, ao menos, não em seus posts nas redes sociais. Embora seu trabalho seja previsto de uma articulação com os municípios, não é vista ao lado de prefeitos e vereadores, há apenas uma foto dela com gestores do executivo municipal, o ex-prefeito de Quixadá, Ilário Marques, por ocasião da entrega de uma obra relacionada à educação.

Em agradecimento ao governado Elmano e à sua chefe direta, Eliana Estrela, a coordenadora da Crede 12 escreveu nas redes sociais seu contentamento com a recondução ao cargo, e prometeu continuar os avanços na educação da região. “O momento é de alegria e de consciência de um trabalho ainda mais focado para a melhoria contínua da aprendizagem das crianças e jovens de nossa regional”.