Quixeramobim e Pedra Branca ainda possuem suspeita de Varíola dos Macacos; seis casos em Quixadá foram descartados

compartilhar no:
Dois casos em Pedra Branca continuam sendo montorados — Foto ilustrativa: Divulgação

Região Central: A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) atualizou as informações epidemiológicas sobre os casos suspeitos e confirmados de Monkeypox, conhecida como Varíola dos Macacos. Na atualização dos últimos dias, vários casos suspeitos foram descartados. Quixadá é um dos municípios que constam na relação. Atualmente o município não possui nenhum paciente confirmado com o novo vírus.

Os dados constam na plataforma IntegraSUS, que trazem todas as informações sobre o cenáiro atual da Varíola dos Macacos em todo o Ceará. Há pouco mais de duas semanas, o Revista Central mostrou que o Sertão Central tinha pelo menos 15 pacientes suspeitos, distribuídos por dez municípios. Hoje, a situação é outra.

Apenas Quixeramobim e Pedra Branca apresentam pacientes sob suspeita. Quixadá, por exemplo, foi excluído dessa lista. Os seis pacientes que apresentavam suspeitas foram descartados depois que o exame do Laboratório Central (Lacen), deram negativo para a Varíola dos Macacos.

Dos dois que ainda constam na lista, Pedra Branca é o que apresenta a situação mais preocupante. Já foram ao todo seis pacientes notificados. Dois confirmaram e outros dois foram descartados. Agora a Secretaria de Saúde do Município aguarda o resultado de exames de mais dois pacientes que passaram a apresentar sintomas da doença. Quixeramobim aguarda o resultado do exame de um segundo paciente. O primeiro teve teste positivo.

Até a manhã desta quinta-feira (29) o Ceará apresentava 307 casos de Varíola dos Macacos confirmados. A grande maioria é na Capital, onde estão sendo monitorados 234 pacientes. Maracanaú e Itairinca, municípios da Região Metropolitana, aparecem em seguida, com 11 e sete casos, respectivamente.