‘Ah você quer me calar?’ Candidata que virou meme tem registro indeferido pelo TRE do Piauí

compartilhar no:
Candidata Lourdes Melo durante debate entre candidatos ao governo do Piauí na última semana (Foto: reprodução/TV Cidade Verde)

Eleições 2022/Nacional: Conhecida em todo o País depois de virar meme nas redes sociais, a candidata ao Governo do Piauí, Lourdes Melo, teve sua candidatura indeferida junto com seu vice, Clóvis José, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado. Ela recorreu da decisão e aguarda julgamento.

A medida veio essa semana depois que a Justiça Eleitoral entendeu que o vice da chapa de Lourdes resolveu renunciar fora do prazo permitido pelas regras eleitorais.

Lourdes Melo, em registro raro, durante suas ações políticas no Piauí (Foto: Paula Sampaio/Cidade Verde)

Pela lei qualquer candidato pode renunciar ou fazer modificações em sua chapa, faltando 20 dias para as eleições. Três candidatos a vice na chapa de Lourdes Melo foram anunciados mas renunciaram em seguida: Ronaldo Soares, que deixou o posto no dia 10 de agosto e Grazielle Alves, que renunciou no dia 12 de setembro.

Para substituir Grazielle a chapa escolheu Cloves Santos, mas o registro só aconteceu na madrugada do dia 13 de setembro, o que não era permitido porque estava fora do prazo. Lourdes Melo recorreu da decisão, e por isso a lei eleitoral prevê que ela pode continuar fazendo campanha normalmente, inclusive o nome será mantido na urna. Porém, os votos só serão computados como válidos se o registro for deferido.

Meme

Em agosto, o Revista Central contou a história de Lourdes Melo. Naquele mês ela participava de um debate na TV Cidade Verde quando, ao ser questionada pelo mediador sobre a quem faria a pergunta, respondeu: “Ah, você quer me calar?”. A frase rapidamente virou meme nas redes sociais.

Maria de Lourdes Soares de Melo tem 69 anos e é sindicalista. É natural do Maranhão mas atualmente mora no Piauí. Lourdes fez carreira na educação e é professora aposentada de educação física. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) essa é a sexta eleição que Lourdes Melo concorre.

No TSE declarou ter R$ 100 mil em bens e seu plano de governo tem apenas sete páginas repletas de polêmicas, entre eles o cancelamento da concessão da Rede Globo e dos demais grandes veículos de comunicação do Brasil e o fim do STF.