‘Ah, você quer me calar?’ Quem é Lourdes Melo, candidata do Piauí que viralizou nas redes sociais

compartilhar no:
Candidata Lourdes Melo durante debate entre candidatos ao governo do Piauí na última semana (Foto: reprodução/TV Cidade Verde)
Por pouco, muito pouco mesmo, a internet do Brasil todo não caiu essa semana depois que uma candidata ao governo do Piauí, fez uma pergunta inusitada a um apresentador de TV durante um debate. “Ah, você quer me calar?”. A frase virou meme nas redes sociais e desde então não se fala em outro nome: Lourdes Melo.
Lourdes Melo disputa o cargo de governadora do Piauí pelo Partido da Causa Operária (PCO) e concorre o pleito no estado com outros oito candidatos. Na última terça-feira (16), Lourdes Melo participava de um debate na TV Cidade Verdes quando ao ser questionada pelo mediador sobre a quem faria a pergunta, respondeu: “Ah, você quer me calar?”.
A frase rapidamente virou meme nas redes sociais. O apresentador do debate queria apenas que ela explicasse para quem faria sua pergunta. Lourdes não gostou de ser interrompida e enquanto tentava se explicar e o áudio do microfone foi cortado. Mas não parou por aí: “Você quer proteger os candidatos?”, questionou. “Pelo contrário, eu quero que a senhora diga para quem vai fazer a pergunta”, respondeu o apresentador.
Maria de Lourdes Soares de Melo tem 69 anos e é sindicalista. Lourdes é natural do Maranhão mas atualmente mora no Piauí. Embora tente um cargo de governadora, Lourdes fez carreira na educação, é professora aposentada de educação física. Conforme dados levantados pelo Revista Central em veículos de imprensa do Piauí, Lourdes Melo participa de sindicatos desde a fundação da Central Única de Trabalhadores (CUT), em 1983.
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) essa é a quinta eleição que Lourdes Melo participa. A primeira foi há 20 anos, quando concorreu ao cargo de vice-governadora na chapa do PSTU, sem sucesso. Quatro anos depois ela mudou para o PCO e foi candidata a governadora, mas perdeu novamente tirando apenas 715 votos.
Lourdes não desistiu e em 2008 tentou ser prefeita do Piauí, mas também perdeu. Em 2012 tentou ser vice-prefeita mas novamente foi derrotada. Incansável, a professora aposentada investiu novamente em um cargo político em 2014 e em 2018, mas perdeu nas duas tentativas. No ano de 2020 foi candidata a prefeita, tirou 156 votos mas a Justiça Eleitoral anulou as intenções.
Esse ano, em sua sexta disputa política, ela declarou ter R$ 100 mil em bens, valores maiores do que o seu opositor Gustavo Henrique que não declarou nada, e Ravena Castro, que declarou possuir bens em torno de apenas R$ 90 mil. Seu plano de governo tem apenas sete páginas e possui peculiaridades e polêmicas à parte.
Um dos pontos prevê o cancelamento da concessão da Rede Globo e dos demais grandes veículos de comunicação do Brasil. O Supremo Tribunal Federal (STF) também seria posto ao fim e o sistema de nomeação de juízes e procuradores seria reformulado. Essas autoridades seriam destituídas do cargo, concorrendo a eleições revogáveis. Há ainda pontos polêmicos como o direito de autodefesa e armamento para os trabalhadores do campo, a dissolução da Polícia Militar e a estatização dos bancos.
No debate Lourdes protagonizou uma coleção de pérolas, a começar pela sua roupa, que imitava um uniforme da Seleção Brasileira, mas era vermelha e com o símbolo comunista no lugar do brasão da CBF. Ela intitulou a candidata Gessy Lima (PSC) de “Barbie” bolsonarista, fazendo referência ao seu apoio político ao presidente Jair Bolsonaro (PL). “Você é uma candidata bolsonarista. Você é uma Barbie. Vem para cá defender os empresários”.
Depois de se tornar famosa, Lourdes Melo surgiu na internet em cenas antigas, porem, inusitadas. Uma delas mostra a candidata durante uma propaganda eleitoral da TV, utilizando uma fita na boca. “Em sinal de protesto, a candidata Lourdes Melo faria um minuto de silêncio, mas nós só temos 57 segundos”.