Varíola dos Macacos: Sertão Central têm 15 pacientes suspeitos espalhados por 10 municípios

compartilhar no:
Centro do município de Pedra Branca; caso na cidade são monitorados pela secretaria de saúde do município (Foto: divulgação)

Região Central: O Sertão Central tem, atualmente, 15 pacientes com suspeitas por Monkeypox, conhecida como varíola dos macacos. Os casos estão espalhados em pacientes de 10 diferentes municípios. Pedra Branca é o município da lista que apresenta o maior número de casos, são cinco até o momento. Quixeramobim tem um caso provável.

O levantamento feito pelo Revista Central tem como base os dados da plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), e considera a atualização até esta quinta-feira (15).

De acordo com o IntegraSUS entre os cinco casos de Pedra Branca está uma criança, com menos de dez anos, do sexo feminino. A cidade tem ainda outros três pacientes do sexo masculino com idade entre 50 a 59 anos e um com menos de 30 anos. Além de Pedra Branca somente Eusébio aparece na lista de municípios cearenses com cinco casos suspeitos.

Nas demais nove cidades listadas pela Sesa, existem um paciente suspeito, cada. São elas: Boa Viagem, Canindé, Caridade, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibicuitinga, Madalena, Quixadá e Quixeramobim.

Em Quixadá o atual paciente é o sexto já diagnosticado desde o início do monitoramento da doença, mas nenhum dos outros cinco foram confirmados. Quixeramobim mostra um cenário mais preocupante: o município tem duas notificações, sendo um suspeito e um provável, ou seja, com chances maiores de ter o resultado positivo para a varíola dos macacos.

Em outros períodos outras cidades já apareceram na lista mas não apresentam novos casos suspeitos, é o caso de Banabuiú e Milhã, com um e três casos suspeitos, respectivamente. Mas eles não estão na nova atualização porque não apresentam novos casos.

Até esta quinta o Ceará apresentava 146 casos confirmados de varíola dos macacos, a maioria deles, 116 casos, estão em Fortaleza. Caucaia tem cinco casos. Outros 337 casos apresentam pacientes suspeitos. Eles seguem monitorados por equipes de saúde municipal e aguardam o resultado do exame pelo Laboratório Central.