Defesa Civil atesta que açude de São João dos Queiroz, em Quixadá, corre risco de rompimento

compartilhar no:
Membros da Defesa Civil fizeram vistoria in loco e constataram que, caso as chuvas permaneçam, o açude oferece riscos (Foto: Defesa Civil do Ceará)

Quixadá: Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros constataram após uma análise, que um açude de uma localidade no distrito de São João dos Queiroz, pode apresentar riscos de arrombamento caso receba aportes de novas chuvas. Famílias que moram próximo ao açude estariam em risco.

Os técnicos da Defesa Civil realizaram a vistoria na última terça-feira (7). No local as equipes constataram que o açude Boa Vista, que fica na localidade de mesmo nome, apresenta “erosão em sua saia de dentro, referente ao a montante, oferecendo riscos de um possível arrombamento”.

O órgão pondera, no entanto, que os riscos de rompimento só permanecem, caso novas fortes chuvas continuem a gerar aporte no reservatório. O açude é de responsabilidade do Incra. A presidente do assentamento na região recebeu os técnicos.

Caso o desastres ocorra, moradores do entorno do açude estariam sob risco. “Nas proximidade do leito do açude há duas casas, bem como a Vila Rodrigues com cerca de 8 residências, um desastre dessa magnitude poderia alcançar o Distrito de Várzea da Onça devido a encosta do Rio”, destacou a Defesa Civil em nota.

Também na terça (7) os técnicos realizaram uma outra vistoria com o intuito de avaliar as estruturas físicas do Açude do Bazim na Canafístola da localidade do Distrito de Várzea. O açude é particular. A vistoria se deu em decorrência de denúncias onde se relatava o risco de rompimento da parede. Contudo, durante a vistoria foi constatado que o açude não oferece risco de rompimento.