Comitê decide que Açude Pedra Branca continua sendo utilizado apenas para abastecimento humano

compartilhar no:
Reservatório está com apenas 5,5% de sua capacidade total, o que preocupa moradores (foto: arquivo RC)

Região Central: A água acumulada no período invernoso de 2021 no açude Pedras Brancas vai continuar sendo utilizada somente para fins de abastecimento humano. A decisão foi deliberada durante reunião da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) nesta segunda-feira (14).

O encontro reuniu membros do Comitê da Bacia do Banabuiú, que deliberou pela decisão de forma unânime. Com isso, o acumulado no açude vai ser utilizado para abastecer a cidade de Quixadá, papel que o açude já cumpre atualmente. Na reunião também foi decidido, através da resolução de nº 07/2021, que os mandatos das Comissões Gestoras dos Açudes Pedras Brancas, Cedro, Trapiá II e Umari, serão prorrogados por mais um ano.

O Pedra Branca abastece a cidade de Quixadá por meio de um sistema interligado de adutoras. Apesar do município abrigar o centenário açude Cedro, a água ali acumulada, há tempos não entra nas casas dos quixadaenses.

Há três dias o Revista Central mostrou que o açude terminou a quadra chuvosa de 2021 com o menor índice de acúmulo de água dos últimos 17 anos. Desde 2004, não há registros oficiais que indiquem que o açude acumulou tão pouco de água mesmo após o fim do período de chuvas.

No dia 31 de maio de 2021 o Pedra Branca apresentou cota de 122 metros cúbicos de armazenamento. A capacidade total do açude é de 456 metros cúbicos. Em termos de volume, esse número representa 5,28% de acúmulo. Até em comparação com o ano passado, o número do acumulado no reservatório em 2021 é quase o dobro menor: ao fim de maio de 2020 o Pedra Branca tinha 9,92% de acumulado.