Campi do IFCE de Quixadá e Canindé ofertam 135 vagas para cursos técnicos gratuitos

compartilhar no:
Cursos na área de informática, entre outras, serão restritos apenas para alunos que já concluíram o ensino médio. (Foto: Estado de Minas)

Região Central: Os Campi do Instituto Federal do Ceará (IFCE) de Quixadá e também o de Canindé encerram, na próxima quinta-feira (17), as inscrições para cursos técnicos gratuitos. O modelo ofertado pode ser acessado apenas por alunos que já tenham concluído o ensino médio. A inscrição é feita pelo site do Instituto.

De acordo com a instituição, o edital para processo seletivo de cursos técnicos gratuitos do Instituto Federal do Ceará (IFCE) referente a 2021.2 pode ser acessado exclusivamente pela internet, no portal do Q-seleção.

Para o campus de Quixadá, são 100 vagas para os cursos técnicos subsequentes. Dessas, 60 são de Química e Edificações, sendo 30 para cada, e outras 40 vagas são para o curso de Meio Ambiente.

Já o campus de Canindé lançou edital de seleção para nova turma do técnico subsequente em Informática. O curso dura um ano e meio e é destinado a quem já terminou o Ensino Médio. Ao todo, são ofertadas 35 vagas no turno noturno. Em Canindé, quem optar por cota para negros (pretos e pardos) e indígenas deve obrigatoriamente informar sua autodeclaração na inscrição. A aferição de heteroidentificação para pretos e pardos ocorrerá no retorno presencial de atividades.

A seleção é feita por análise do histórico escolar. Há previsão de vagas para ampla concorrência e também para cotistas. No campus de Quixadá, a previsão é que o início das aulas para os aprovados seja no dia 4 de outubro.