Conselho de Mulheres de seis cidades do Sertão Central participam de movimento contra violência feminina

compartilhar no:
Luta contra a violência feminina é tema de programação (Foto: divulgação)

Região Central: Representantes do Conselho de Mulheres de seis municípios do Sertão Central tiveram participação confirmada na abertura de uma programação que deve trabalhar o empoderamento feminino e a luta contra a violência praticada contra a mulher. A programação tem início nesta quarta-feira (25), data em que se lembra o Dia Internacional para a eliminação da Violência contra a Mulher.

A iniciativa é do Projeto Contexto e recebe co-financiamento pela União Européia. Até o próximo dia 10 de dezembro e de forma online em função da pandemia, serão oferecidas formações como parte de uma programação composta por várias atividades, por meio da campanha “Mulher sua voz empodera! Grite!”. Todas as ações são abertas ao público e têm inscrições gratuitas.

Na abertura, uma formação com o tema “Ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”, dedicada especificamente ao público feminino, e que terá mediação da ativista Beth Ferreira, que é educadora popular feminista, militante do Fórum Cearense de Mulheres (FCM) e membro da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB). Representantes do Conselho de Mulheres de Quixeramobim, Boa Viagem, Deputado Irapuan Pinheiro, Piquet Carneiro, Mombaça e Pedra Branca participam da formação.

Entre as ações previstas para serem realizadas nesses 21 dias de ativismo contra a violência, estão programadas formações ressaltando temas como feminicídio e estratégias de luta pela vida das mulheres, participação política das mulheres, a Lei Maria da Penha e os instrumentos de proteção às mulheres, além da temática sobre masculinidades e homens pelo fim da violência.

O Projeto Contexto, autor da iniciativa, começou ainda em 2017 e tem atuação forte em 20 municípios do Ceará, com olhar especial para temática do enfretamento à violência de gênero. O programa também trabalha com escolas de ensino público nos municípios onde atua e uma das áreas mais importantes é o trabalho em câmaras municipais, onde o Contexto tenta reforçar a importância de que leis que protegem direitos de mulheres e garantem novas estratégias de educação, sejam aprovadas.