Governo Federal afirma que obras na barragem em Jati serão concluídas neste domingo (30)

compartilhar no:
Obras devem ser concluídas neste domingo, afirma Governo (Foto: Edson Freitas)

Mais de 84% dos serviços de recuperação da barragem de Jati, no Sul do Ceará, já foram executados e a conclusão deve ocorrer neste domingo (30). As informações são do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O Governo Federal reconheceu, nesta semana, a situação de emergência no Município e autorizou o repasse de mais de R$ 100 mil para demandas urgentes.

No último dia 21, a cidade vivenciou o rompimento do conduto da barragem, que faz parte do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). Os técnicos ainda debatem sobre as possíveis causas do rompimento e uma auditoria independente será instaurada. Os peritos estarão em campo a partir da próxima terça-feira (1º), segundo o Ministério.

Após o susto, moradores já puderam retornar às suas residências, ao longo desta semana. Porém, os trabalhos na barragem seguem de forma intensa, sob regime de 24 horas. A equipe que trabalha no local tem cerca de 80 profissionais, além de equipamentos – como 45 caminhões, cinco tratores e sete escavadeiras.

Engenheiros e técnicos da Defesa Civil Nacional, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Ceará (Crea) e da Agência Nacional de Água (ANA) visitaram a barragem para analisar o local do rompimento do duto de concreto e as possíveis causas do acidente. Também foi criado um mapa de risco para auxiliar a população.

Com informações do Diário do Nordeste