Projeto Malha D’água promove ações de impacto no Sertão Central

compartilhar no:
Projeto Malha D’água promove ações de impacto no Sertão Central. Foto: divulgação

Ainda em execução, as obras do Projeto Malha D’água iniciadas pela construção do Sistema Adutor Banabuiú-Sertão Central já causam impactos na região. Nos municípios que receberão água tratada do Açude Banabuiú, já é possível notar os efeitos positivos das ações financiadas pela Secretaria dos Recursos Hídricos por meio do Consórcio Águas do Sertão nos âmbitos sociais e ambientais durante o ano de 2023.

No âmbito cultural, destaca-se a entrega de cartilhas de cordel arqueológico; publicação de revistas sobre memórias das cidades envolvidas no projeto; exposição da proposta da obra em feira municipal; recolhimento e preservação de peças de louças e elementos excêntricos encontrados na obra e produção de podcast de arqueologia do projeto.

No quesito ambiental, iniciativas socioeducativas nas comunidades também foram realizadas. Além do monitoramento ambiental da obra, promoveu-se ações de educação ambiental entre os colaboradores e reaproveitamento dos resíduos gerados na obra.

Já na área social, a ênfase está nos números: foram mais de 256 cestas básicas distribuídas; 327 brinquedos doados; além de mais de 300 ações socioambientais direcionadas aos homens e mulheres da região.

As iniciativas promovidas visam não só a divulgação do Malha D’água, mas o engajamento dos moradores das áreas beneficiadas pelo projeto. A previsão é de que ainda no primeiro semestre de 2024 o sistema forneça água tratada para 09 sedes municipais e 38 sedes distritais.