Cemitério com 45 esqueletos milenares é descoberto durante obras do Minha Casa, Minha Vida no Maranhão

compartilhar no:
Iphan deverá inspecionar os restos encontrados na obra (Foto: W Lage/Divulgação)

Um cemitério indígena contendo 45 esqueletos, com até 10 mil anos de antiguidade, foi descoberto durante a construção de um condomínio residencial do programa Minha Casa Minha Vida, em São Luís, Maranhão.

O local, conhecido como Chácara Rosane, revelou restos de urnas funerárias, ossos, ferramentas de pedra e conchas decoradas, totalizando mais de 100 mil peças. O terreno está próximo à orla litorânea de São Luís, onde a construtora MRV desenvolve quatro condomínios com 1.600 apartamentos.

As escavações começaram em 2019 como parte do processo de licenciamento ambiental da construção, conduzidas pela empresa W Lage Consultoria Científica sob supervisão do Iphan. O sítio arqueológico revelou, até agora, a idade provável de alguns esqueletos, variando de 7.120 a 10.465 anos.

A descoberta, que pode oferecer novas perspectivas sobre a pré-história brasileira, será oficialmente anunciada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nesta segunda-feira, 8.

Apesar da descoberta, o projeto imobiliário continuará, com as obras respeitando o cronograma de retirada e resgate dos achados. A MRV forneceu estrutura adequada para preservar os achados, isolando áreas, climatizando salas e criando embalagens sob medida para as peças sensíveis. O Iphan está monitorando de perto e avaliando os achados na Chácara Rosane.