Tarde desta terça-feira (9) vai ser mais quente no Sertão Central; entenda por quê

compartilhar no:
Os índices são considerados críticos e a população deve estar sob alerta (Foto: Marciel Bezerra/Funceme)

Região Central: a tarde desta terça-feira (9) deve ser mais quente em relação aos outros dias, isso vai ocorrer porque a umidade relativa do ar vai baixar e ficar na casa dos 20 a 30%. Em geral, isso faz aumentar a sensação de calor.

O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta de perigo potencial, o mais baixo dos graus de perigo que vai de um a três, vale a partir do meio-dia até às 18h desta terça, podendo ou não ser renovado.

A faixa ideal de umidade relativa do ar para conforto humano geralmente é entre 40% e 60%. Mas de acordo com o Inmet, no Sertão Central e em outras regiões cearenses, essa taxa pode chegar à casa dos 20%.

Esse cenário pode causar ressecamento da pele, lábios e mucosas, levando a desconforto e até irritação. A baixa umidade pode ressecar as vias aéreas, tornando a respiração difícil para algumas pessoas, especialmente aquelas com asma ou problemas pulmonares.

Baixa umidade também pode irritar os olhos, nariz e garganta, agravando sintomas de alergias, rinite e sinusite. Para evitar esses problemas, é comum o uso de umidificadores para aumentar a umidade em ambientes internos ou a aplicação de cremes hidratantes para a pele, e claro, beber bastante água.