População deve evitar exercícios durante tardes deste fim de semana, alerta Funceme

compartilhar no:
Foto de apoio ilustrativo. Consumo frequente de água é recomendado devido à baixa umidade. Foto: Aurélio Alves

Um alerta meteorológico de baixa umidade do ar foi emitido pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) nesta última sexta-feira (27). A recomendação é que a população da Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns, Jaguaribana e Cariri evite exercícios físicos e mantenha uma hidratação adequada durante a tarde deste sábado, 28.

Segundo a Funceme, os níveis de umidade devem permanecer entre 15% e 20%, representando um risco potencial, especialmente para idosos e crianças, principalmente das 11h às 15h.

A meteorologista Rafaela Gomes explica: “Esses valores ainda vão permanecer abaixo de 20%, especialmente no Centro-Sul do Estado, devido ao período de baixa umidade que estamos enfrentando”.

A previsão da Funceme indica tempo seco em todo o Ceará, com mínimas variando entre 20°C e 24°C durante as madrugadas e manhãs no Maciço de Baturité, Sertão Central e Inhamuns, Cariri e na Região da Ibiapaba.

As temperaturas máximas, por sua vez, devem ser registradas durante as tardes, com picos de até 39°C nas regiões do Sertão Central e Inhamuns, Jaguaribana e Cariri.

A população é aconselhada a tomar medidas preventivas, como evitar atividades ao ar livre nos horários de maior calor e manter-se bem hidratada. Cuidados especiais devem ser tomados com os grupos mais vulneráveis, como idosos e crianças.

A Funceme continuará monitorando a situação e emitindo atualizações conforme necessário. É importante ficar atento aos comunicados oficiais e seguir as orientações para garantir a segurança e o bem-estar de todos.