OVNI nos céus de Quixadá em 2014: pilotos de outros dois aviões também avistaram objeto

compartilhar no:
Avistamento foi confirmado por outros dois pilotos (Foto: Blog do Ivan Castro Palácios)

Quixadá: Relatório datado de 2014 do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cenipa 3), confirmou que pelo menos outros dois pilotos que estavam em outros dois diferentes aviões, confirmaram ter avistado um objeto voador não identificado (OVNI), que foi visto inicialmente por um piloto da Gol, sobrevoando o céu da área que correspondia ser a cidade de Quixadá.

A informação foi noticiada pelo Revista Central na última segunda-feira (19) depois de ter sido divulgada pelo canal de notícias CNN Brasil. O relato de avistamento dos três pilotos está num relatório que, até então, era tratado como sigiloso pelo Cenipa, mas que foi liberado pelo Arquivo Nacional.

LEIA TAMBÉM: Documento da FAB revela que pilotos da Gol avistaram OVNI sobrevoando Quixadá em 2014

De acordo com o relatório, o avião da Gol estava em procedimento de descida ao aeroporto de Fortaleza, voando a uma altitude entre 10 mil e 10,6 mil metros, quando avistou o OVNI sobrevoando a área do município de Quixadá. O objeto teria ido em direção ao avião. “O GL09109 fez manobra evasiva para evitar colisão com o OVNI”, diz o documento.

Pilotos que estavam em outros dois voos, em rotas diferentes, também confirmaram em diálogo para a torre de controle, ter avistado o objeto luminoso. Um dos avistamentos foi confirmado por um piloto da extinta Avianca, que fazia a rota Guarulhos Fortaleza. Ele confirmou ter visualizado o objeto por volta de 12h15, cinco minutos depois do piloto da Gol.

O terceiro avistamento foi confirmado por volta de 12h53, conforme o relatório, por pilotos de um avião que fazia a rota Alaoas Piauí. Assim como ocorreu com o avião da Gol, “o piloto reportou que fez manobra evasiva para evitar colisão e que o objeto estava bastante veloz, passando aproximadamente 300 pés da aeronave.”

O fenômeno teria sido registrado por volta de 12h10 do dia 24 de janeiro de 2014, há dez anos. O documento informa que um objeto grande, na cor branca, foi visto em velocidade “supersônica”. Segundo relatado, o objeto voava em “ziguezague” de leste para o oeste e não deixou rastros.