Eleições 2024: O Partido dos Trabalhadores (PT) é o que possui o maior número de candidaturas, concorrendo a cargos do executivo em todo o Ceará, em comparação com todos os demais partidos. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com os registros da Justiça Eleitoral, o PT tem 96 candidatos disputando prefeituras. Atrás dele vem o Partido Socialista Brasileiro (PSB) que tem 91 postulantes. O Partido Socialista Democrático (PSD) surge em terceiro, com 50 candidatos filiados à sigla.
Tradicionalmente, o PT é um dos partidos que sempre abarca o maior número de candidaturas dada a sua popularidade, ao ser defendido por nomes importantes do cenário nacional e estadual, como o ex-governador e atual ministro da educação, Camilo Santana, e o próprio presidente Lula.
A sigla está presente em vários municípios do Sertão Central, desde os menores, como Banabuiú, passando pelos medianos, como Senador Pompeu, e travando disputas fortes nos grandes municípios, como em Quixadá e Quixeramobim, os maiores da região Centro.
Em Quixadá o nome da vez é o de Victor Marques, defendido pelo partido por ser filho do ex-prefeito Ilário Marques. Em Quixeramobim o ex-superintendente da Cogerh, Paulo Ferreira, pleitea a prefeitura, sendo um forte nome na disputa contra Cirilo Pimenta, que tenta reeleição.
Os partidos de esquerda, seja por ideologia ou simpatia, aparecem no meio da lista. União Brasil, liderado no Ceará pelo candidato Capitão Wagner, tem 21 nomes lançados. O PL, que hoje é a catapulta política de Carmelo Neto, tem 16 postulantes. PCB, PSTU, PCO e UP aparecem com um nome filiado, cada.