Spray de espuma, usado no carnaval, pode causar lesões graves nos olhos

compartilhar no:
Espuminhas de carnaval: perigo para os olhos (Foto: RC)

Durante o carnaval, muitas preocupações surgem em relação à saúde, mas a precaução com os olhos frequentemente fica em segundo plano. No entanto, os oftalmologistas advertem que as espumas em spray, populares durante os dias de folia, podem representar uma ameaça à saúde ocular.

De acordo com artigos publicados na plataforma PubMed, renomada por suas publicações científicas, as espumas utilizadas no carnaval podem causar uma série de problemas nos olhos, incluindo irritação local, alergias, queimaduras e lesões na córnea e na membrana ocular.

O contato da substância presente na espuma com os olhos constitui um trauma químico, cujos efeitos podem ser agravados pela quantidade de espuma que entra nos olhos e pelo tempo que passa sem ser lavada. Se não forem tratados adequadamente, esses danos podem evoluir para problemas mais sérios, como úlceras de córnea.

Diante desses riscos, é crucial agir rapidamente em caso de contato da espuma com os olhos. O procedimento mais importante é lavar os olhos com água corrente limpa, filtrada, mineral ou soro fisiológico, removendo completamente a espuma e quaisquer materiais estranhos.

Embora os cuidados imediatos sejam essenciais, é fundamental procurar um oftalmologista se os sintomas persistirem após a primeira hora do incidente. Caso haja olhos vermelhos e visão turva, o trauma químico inicial pode evoluir para uma condição mais grave, como um trauma de córnea.

Em 2012, um projeto de lei apresentado pelo ex-deputado federal Júlio Campos (DEM-MT) buscou proibir a fabricação e comercialização de espumas em aerossol, citando os potenciais riscos à saúde, como irritações na pele, mucosas e olhos, além do perigo de explosão dos recipientes. No entanto, a proposta foi arquivada pelo Congresso em 2015.