Dez municípios do Sertão Central estão sob alerta de perigo por ventos e chuvas fortes

compartilhar no:
Inmet prevê rajadas de ventos e raios (Foto: @wellington.holanda.944)

Região Central: Dez municípios do Sertão Central estão sob alerta de perigo, em decorrência da previsão de fortes chuvas que são esperadas pelas próximas 24 horas. São eles: Boa Viagem, Canindé, Caridade, Choró, Itatira, Madalena, Mombaça, Paramoti, Pedra Branca e Quixeramobim.

Os dados da previsão são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta de perigo tem validade a partir das 10h deste domingo (11), e segue até o mesmo horário de segunda-feira (12).

Segundo o Inmet o alerta é de perigo, o que corresponde ao grau dois numa escala que vai de um (perigo potência) a três (equivalente a perigo máximo). Ao todo, 111 municípios estão sob o alerta, incluindo Fortaleza que teve chuva de 215 mm, a maior dos últimos 20 anos.

Nestas condições, para as cidades alvos do alerta, dão esperadas rajadas de vento que podem chegar a 60 km/h, e chuvas que podem resultar entre 50 a 100 ml.

Além disso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O órgão de meteorologia alerta ainda que, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.