‘Macetando’, ‘Joga pra lua’ e mais: qual será a música tema do Carnaval 2024?

compartilhar no:
Indústria da música trabalha para emplacar, todos os anos, uma música de sucesso no carnaval (Foto: montagem/divulgação)

Todos os anos, a indústria musical dos artistas tenta emplacar uma música, para ser o sucesso principal do carnaval. Essa é uma prática tradicional e que já ocorre há muito tempo.

Nos anos 90 o baiano Netinho lançava “Oh Milla”, e estourou nas paradas de sucesso. Em 2008 Ivete Sangalo trouxe a melodia arábica e misturou ao axé com o hit “Cadê Dalila?”. Em 2012 a banda Levanoiz usou super-heróis da Liga da Justiça na música “Corre mulher maravilha”.

Com o passar dos anos, quanto mais artistas se destaca, maior é o trabalho de produtores musicais, porque a disputa para transformar uma canção na música tema do carnaval, torna-se mais difícil.

Na sua opinião, qual é a música que vai lembrar o carnaval de 2024? Neste ano, pelo menos cinco faixas de diferentes artistas e gêneros estão liderando a preferência popular e embalando festas, blocos e comemorações em todo o Brasil.

Entre elas, destaca-se “Macetando”, lançada em dezembro durante as comemorações dos 30 anos de carreira de Ivete Sangalo. A música tornou-se rapidamente um clássico carnavalesco, com uma letra cativante, uma coreografia ideal para o TikTok e a união de duas poderosas cantoras. Apesar de um começo tímido, a faixa viralizou a partir de janeiro e conquistou o público em fevereiro.

Outro destaque é “Perna Bamba”, lançada por Léo Santana, o cantor do hit de 2023, “Zona de Perigo”. Em colaboração com a banda Parangolé, liderada por Tony Salles, que o lançou para a música, Santana trouxe uma mistura de batidas de R&B americano e axé, com uma letra tão envolvente quanto “Macetando”. A música tornou-se uma das mais populares em Salvador.

Anitta aposta em “Joga Pra Lua” como sua contribuição para o Carnaval. O funk clássico com uma batida contemporânea tem dominado as pistas em centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro, embora ainda não tenha conquistado tanto o Nordeste.

A versão remixada em estilo piseiro de uma faixa do álbum mais recente de Marina Sena, “Dando Sarrada”, está fazendo sucesso em cidades do Nordeste com Carnaval importante, como Recife (PE), mesmo em um cenário em que o axé e o funk não são tão populares. Com uma letra sensual e uma batida regionalizada, a música tem se destacado nos rankings do YouTube e Spotify, mostrando sua relevância no cenário musical atual.

Por fim, Pabllo Vittar entra na disputa com sua versão de “Listen to your heart”, sucesso do rock dos anos 1980 com a banda Roxette. A combinação de forró e batidas eletrônicas tem conquistado o público LGBTQIA+, acumulando mais de 5 milhões de reproduções no Spotify. Apesar de ser uma aposta menos óbvia, a música promete grudar na mente dos foliões, como é de praxe para os hits de Carnaval.