Respeito e valorização: Banabuiú garante aos professores 1/3 para planejamento

compartilhar no:
Edinho e Imaculada assinaram a medida que garante direito ao professor (Foto: ASCOM PMB)

Região Central: Atenta à política de valorização permanente do professor, a Prefeitura de Banabuiú vem garantindo à categoria benefícios e vantagens de melhores condições de trabalho. A mais recente foi a destinação do período correspondente a um terço da jornada para planejamento.

A medida foi assinada pelo prefeito Edinho Nobre, ao lado da secretária de educação Imaculada Silveira. Para a categoria, a iniciativa da gestão representa o reconhecimento da importância desta etapa para o desenvolvimento educacional. “Esta iniciativa é um compromisso do governo municipal em proporcionar condições ideais para o aprimoramento constante do corpo docente”, disse Edinho Nobre.

Em função da complexidade que envolve o fazer educação, não raro, os profissionais acabavam levando para casa, parte do trabalho que deveria ser feito durante o expediente.

Ao assinar a nova lei, Edinho Nobre destaca o respeito ao profissional do ensino, permitindo que ele cumpra somente sua carga horária para a qual foi contratado, e use parte do seu horário para o planejamento de tarefas, sem que isso precise ser feito em outro ambiente fora da escola, como ocorria antes.

Nas últimas semanas o prefeito também anunciou que todos os professores que entregaram seus diplomas, fizeram a declaração e o requerimento passarão a ser reconhecidos como professores especialistas.

Outras ações

Essa é apenas uma iniciativa que soma a outras já executadas na gestão de Edinho Nobre a frente de seu segundo mandato em Banabuiú. Uma das mais requisitadas pelos professores foi a ampliação, garantida por Edinho desde 2017. Aqueles que antes tinham carga horária de 100 horas, agora passam a ter 200 horas permanente.

Outro avanço na área é a transformação de quase todas as escolas da rede municipal em instituições de ensino integral para as turmas do 8º e 9º ano do ensino fundamental. As que ainda não foram incluídas neste processo, é porque estão passando por reformas e adequações em sua estrutura física.