Padre em São Paulo pede dispensa da igreja depois de descobrir que vai ser pai

compartilhar no:
Padre Ferdinando Henrique se relacionou com uma mulher e pediu dispensa da batina ao descobrir que vai ser pai (Foto: reprodução/Diocese de Franca)

A Igreja Catolica dispensou um padre no Brasil, para que ele possa se casar depois que ele descobriu que uma mulher está grávida dele. O caso está acontecendo na cidade de Franca, em São Paulo, e está repercutindo em todo o País.

O padre Ferdinando Henrique Pavan Rubio era sacerdote há oito anos, mas desde setembro estava afastado das funções do clero, depois de ter se relacionado com uma mulher e ela ter engravidado.

Segundo o Direito Canônico, que rege a Igreja Católica em todo omundo, padres não podem ter relacionamentos amorosos nem se casar, porque precisam dedicar-se por inteiro à obra religiosa. Essa questão por muitos anos gerou inúmeros debates no cerne da Igreja.

Para se dedicar à paternidade e viver com a mãe de seu filho, o padre pediu dispensa das obrigações religiosas. Foi a própria Diocese de Franca quem confirmou o fato nas redes sociais através de uma nota.

“A causa foi o envolvimento com uma pessoa, que resultou numa gravidez. A Igreja orienta que o sacerdote assuma a sua obrigação de paternidade”, comunicou a Diocese, que orientou aos fiéis que não julgassem o agora ex-padre. “Mediante isso, acima de quaisquer especulações, unamo-nos em oração por este nosso irmão, a fim de que ele seja feliz nesta nova etapa de sua vida”.

O bispo Dom Paulo Roberto Beloto, que responde pela diocese paulista que Henrique Pavan era líder religioso, concordou com sua dispensa e acolheu o pedido. Agora, ele deve recorrer ao Vaticano para validar a dispensa.