ESP conclui curso de vigilância e controle da Leptospirose em Quixadá

compartilhar no:
Curso foi oferecido para profissionais de saúde da região (Foto: ESP Divulgação)

Quixadá: A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), concluiu no último mês de setembro, as atividades de mais uma turma do Curso Básico de Vigilância e Controle da Leptospirose. Cerca de 40 profissionais que atuam na área da Superintendência Regional de Saúde do Sertão Central participaram da formação.

Realizada no município de Quixadá, a 167 quilômetros de Fortaleza, a iniciativa objetivou capacitar agentes de combate às endemias e profissionais de nível médio e superior no desenvolvimento de atividades de identificação, diagnóstico e controle das doenças endêmicas no Estado.

Coordenado pela Diretoria de Educação Permanente e Profissional em Saúde (Dieps) da autarquia desde 2022, por meio da da Gerência de Educação Profissional em Saúde (Gepro), a atividade formativa já contemplou cerca de 80 discentes.

O curso é fruto de parceria com a Coordenadoria da Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (Covat) da Sesa e integra o projeto Ações de Controle das Endemias, estratégia da educação profissional pactuada com foco na qualificação da força de trabalho do Sistema Único de Saúde.

Para a supervisora da iniciativa, Romênia Lima, a proposta torna-se um instrumento estratégico na qualificação dos trabalhadores atuantes na vigilância das doenças e agravos transmissíveis de caráter endêmico.

“Esta é uma formação pensada para que o profissional desenvolva suas habilidades ao mesmo tempo em que possa atuar na melhoria da notificação desses agravos e endemias e também na execução das ações de vigilância que são realizadas por esses profissionais em cada um de seus municípios”, detalha.