Ministério da Educação autoriza abertura de novo curso de medicina no Sertão Central

compartilhar no:
Quixadá será uma das cidades contempladas no projeto do Ministério da Educação (Foto: Wikipedia)

Quixadá: O Governo Federal autorizou a abertura de dez novos cursos de Medicina contemplando dez regiões do Ceará. Ao todo, serão 600 vagas. Serão contempladas as regiões de Caucaia, Maracanaú, Quixadá, Limoeiro do Norte, Tianguá, Crateús, Icó, Iguatu, Brejo Santo e Crato, abrangendo 97 cidades.

O edital de autorização foi lançado nesta quarta-feira (4) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pela ministra da Saúde, Nísia Trindade. A nível nacional, serão 95 novos cursos de Medicina, somando 5,7 mil vagas, em 1.719 municípios do país.

De acordo com o MEC, a área de Quixadá beneficiada é equivalente parte da região do Sertão Central. A abertura de um curso particular de medicina vai abranger a dez municípios : Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole.

Conforme o MEC, os dez novos cursos que estão autorizados a abrirem no Ceará deve gerar 600 novas vagas. As mantenedoras de instituições de ensino superior poderão participar do edital apresentando proposta de abertura de um novo curso em qualquer uma das cidades contempladas por cada região. Depois o Ministério da Educação analisa a proposta e autoriza ou não a abertura.

Essa exigência é elemento adicional para a desconcentração das propostas pelo território nacional. Instituições de ensino superior credenciadas. A medida ocorre no âmbito da retomada do programa Mais Médicos, que visa ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com a descentralização da oferta de cursos e promoção da qualidade da formação médica.