Com segurança reforçada pela Abin, desfile do 7 de setembro em Brasília reúne 30 mil pessoas

compartilhar no:
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do Vice-presidente Geraldo Alckmin, participam do desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios em Brasília. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro, em Brasília, principal evento comemorativo da Semana da Pátria, reuniu cerca de 30 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, nesta qinta-feira. O desfile durou cerca de 2 horas. Cerca de 200 autoridades e convidados na tribuna de honra assistiram ao desfile com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre ministros, chefes de poderes e representantes das Forças Armadas.

Este ano, o slogan da semana é Democracia, soberania e união. Após o desfile, Lula foi direto para a Base Aérea de Brasília, onde embarcou para participar da Cúpula do G20, grupo que reúne as maiores economias do planeta, em Nova Délhi, na Índia.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse na segunda-feira (4) que a expectativa é que o desfile do 7 de setembro ocorra em clima de tranquilidade e concórdia. Ele destacou que o esquema de segurança estará reforçado. Na terça-feira (5), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), em Brasília, em apoio ao governo do Distrito Federal, durante o desfile.

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) atou de forma preventiva na identificação de ameaças e possíveis incidentes que colocassem em risco a segurança do público e das autoridades que participaram do desfile. Um centro de monitoramento foi montado com o objetivo de “prover consciência situacional acerca dos eventos”, segundo a Abin, contando com outros órgãos de segurança da Presidência da República e do governo do Distrito Federal (GDF).

A Força Nacional também atuou em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) para auxiliar na proteção da ordem pública e do patrimônio público e privado, da União e do Distrito Federal. A quantidade de agentes da Força Nacional ainda será definida, conforme planejamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública.