Dom Aurélio, novo Bispo de Quixadá, toma posse neste sábado (5) com grande esquema de organização

compartilhar no:
Foto oficial de Dom Aurélio como quarto bispo de Quixadá (Foto: reprodução/Diocese de Quixadá)

Quixadá: 24 horas separam o status da Sé Vacante (o nome dado ao cargo da Santa Sé que está destronado) da nomeação do novo bispo da Diocese de Quixadá. Depois de esperar por 510 dias para ter um novo bispo, os quixadaenses aguardam apenas mais um dia para ver Dom Aurélio Pinto sentar no trono do mais venerado cargo religioso da Região.

A posse está programada para acontecer neste sábado (5). A Diocese, sob os últimos dias da administração diocesana de Padre Francisco Otaviano, preparou e anunciou um grande esquema de organização, logística e segurança para receber o novo bispo.

Leia mais: Quem é Dom Aurélio Pinto, novo bispo da Diocese de Quixadá? Veja detalhes de sua história

Novo bispo da Diocese de Quixadá foi nomeado depois de 16 meses de Sé Vacante; entenda

Definida desde o último dia 21 de julho a solenidade terá início ainda pela manhã, no município vizinho de Choró. Dom Aurélio será acolhido pela Paróquia São Sebastião. A escolha pela parada lá é que Choró é um dos primeiros municípios no trajeto a ser feito até a chegada à Quixadá que compõem a Diocese.

A chegada em Quixadá se dará por volta de 9h30 quando será acolhido na Paróquia de São João Batista e Santa Edviges. Uma carreata está marcada ainda pela manhã pelas principais ruas do Centro da cidade. Dom Aurélio desfilará em carro aberto sob um rigoroso esquema de segurança.

Leia mais: Escolas, santuário e até rádio: o que o novo bispo da Diocese de Quixadá vai administrar

Após um almoço servido aos padres da Diocese com o novo bispo, Dom Aurélio descansa da Residência Epsicopal e a programação segue a partir das 17h, com a recepção dos leigos ao novo bispo na Catedral. Uma hora antes está definida a chegada e acolhida das caravanas. A missa começa às 18h.

Aurélio Pinto de Sousa nasceu no dia 12 de novembro de 1974, na cidade de Guaraciaba do Norte. É o segundo filho do casal Antônio Pinto de Sousa e Maria das Graças de Sousa. Em 1994, ingressou no Seminário São José, em Tianguá, onde fez a etapa do Propedêutico. É mestre em Teologia, especialista em Formação Presbiterial e Doutor em Teologia Dogmática Sacramental.

Nomeado pelo Papa Francisco no último dia 10 de abril, 16 meses após o pedido de afastamento do então bispo Dom Ângeloi Pignolli, Dom Aurélio será o quarto bispo da história de Quixadá.