Novo bispo só toma posse em agosto e Diocese de Quixadá ainda vai passar 3 meses Vacante

compartilhar no:
Reunião de Monsenhor Aurélio com Bispo de Tianguá e demais membros da Diocese de Quixadá, na semana passada (Foto: divulgação)

Quixadá: Mesmo depois de ter um bispo já escolhido e nomeado para a função, o cargo maior da Diocese de Quixadá ainda vai continuar vacante por cerca de três meses. É que a posse de Monsenhor Aurélio Pinto de Sousa só vai acontecer no dia 05 de agosto, daqui há exatos 78 dias.

A data oficial foi comunicada pela Diocese de Quixadá no início da noite desta segunda-feira (15). Até que monsenhor Aurélio assuma suas funções como quarto bispo da Diocese de Quixadá, as funções administrativas continuarão sendo cumpridas pelo administrador diocesano, padre Francisco Otaviano.

Isso significa que, em tese, a sede da fé católica do Sertão Central ainda permanecerá vacante por quase três meses, uma vez que embora já esteja nomeado, monsenhro Aurélio ainda não rege a Diocese e sequer está no município ainda.

Antes da cerimônia de posse como bispo, monsenhor Aurélio deve participar da ordeação epsicopal, que acontece no dia 15 de julho, na catedral de Sant’ana, na Diocese de Tianguá. As datas foram divulgadas depois de um encontro de Monsenhor Aurélio com Dom Francisco Edmilson, Bispo da Diocese de Tianguá, e o Colégio de Consultores da Diocese de Quixadá.

Embora possa parecer um período extenso demais até que o novo bispo tome posse, a julgar pelos últimos casos semelhantes, a data prolongada que separa a nomeação da posse propriamente dita, parece estar dentro de um padrão. O exemplo mais recente vem da Diocese de Iguatu. Dom Geraldo Freire Soares foi omeado no início de maio de 2022, mas só assumiu as funções em agosto do mesmo ano, três meses depois.

Até lá, todos os trâmites burocráticos eclesiásticos que estão previstos em cerimônicas deste tipo, serão articuladas. Não há ainda informações mais detalhadas sobre a cerimônia, que ainda deve ser divulgada pela Diocese por meio de suas redes sociais.