Escolas, santuário e até rádio: o que o novo bispo da Diocese de Quixadá vai administrar

compartilhar no:
Unicatólica é empresa educacional de responsabilidade da Diocese (Fotos: divulgação)

Quixadá: O novo Bispo escolhido pelo papa Francisco para comandar a Diocese de Quixadá deve estar convicto de que vai administrar não apenas igrejas, mas um conglomerado de projetos, empresas e negócios que ficam sob as asas da Diocese. São escolas, centro universitário, santuário, casas de oração e acolhimento e até uma rádio.

Monsenhor Aurélio Pinto foi nomeado no último dia 10 de maio pela Santa Sé para essa árdua missão, por onde outros três nomes já passaram: Dom Rufino, dom Adélio, dom Ângelo. Este último pediu renúncia do cargo no final de 2021, depois de completar 75 anos, tal como é permitido pelas regras do Direito Canônico, deixando a Sé da Diocese Vacante até então.

Em Quixadá a Diocese carrega uma peculidaridade: além das 22 igrejas e paróquias, extensões comuns a toda e qualquer Diocese, por aqui a organização religiosa possui também compromissos empresariais com empreendimentos e órgãos que funcionam sob sua égide.

Hospital e Maternidade de Quixadá que é de responsabilidade da Diocese (Foto: Renarly Queiroz)

De hospital a Rádio

Um deles é o Hospital Maternidade Jesus Maria José, o mais tradicional serviço obstétrico da região, é ligada a Diocese. Nascido apenas como maternidade, hoje é também um Hospital oferecendo inclusive atendimento da rede particular. Por lá é comum o nome de Irmã Ernestina, que colabora no local há vários anos denotando a presença da igreja dentro do serviço de saúde.

Outro importante empreendimento que o novo bispo vai administrar é o Centro Universitário Católica, que já formou mais de cinco mil alunos em 17 anos de serviço de ensino superior, tendo atualmente mais de 30 cursos de graduação e com filial de pós-graduação em Fortaleza e Boa Viagem.

Monsenhor Aurélio Pinto, nomeado bispo da Diocese de Quixadá (Foto: reprodução)

O Colégio Diocesano Valdemar de Alcântara (CDVA) é outro empreendimento no campo da educação que responde diretamente à Diocese, assim como o Colégio Sagrado Coração de Jesus e o Colégio Nossa Senhora do Rosário, em Quixeramobim.

No campo religioso está o monumental Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, a Casa de Acolhida, que fica também no Santuário, além da Casa de Repouso São José e o Centro Diocesano de Pastoral. E ainda ainda uma rádio, a Cultura FM, que serve à Diocese com a comunicação religiosa mesclada a projetos jornalísticos e de movimentos pastorais.

Monsenhor Aurélio Pinto participa da ordenação epsicopal, que acontece no dia 15 de julho, na catedral de Sant’ana, na Diocese de Tianguá, e só será oficializado Bispo de Quixadá no dia 5 de agosto. Até lá ele deverá ser auxiliado sobre como continuar a deixar a casa arrumada, tal como tem feito seus antecessores e o administrador diocesano.