É fake que onça-pintada foi vista em Quixadá; Vídeo original é do Pantanal

compartilhar no:

 

Casal de onças foi filmado no dia 20 de junho em rodovia do Pantanal (Foto: reprodução)

Quixadá: Não é verdade que duas onças-pintadas foram avistadas em Quixadá. A história que está ganhando força e se espalhando com o envio do vídeo nas redes sociais, não passa de um boato. O Revista Central usou ferramentas de checagem de imagens e descobriu que o video original foi gravado no mês passado, no Pantanal do Mato Grosso do Sul.

O caso virou notícia no site G1, da TV Globo, no último dia 20 de junho. Você pode ler a notícia verdadeira clicando aqui. A cena de duas onças atravessando uma pista foi gravada de dentro de um carro, pelo celular do promotor de eventos, Luís Cláudio Gonçalves, em um trecho da BR-262. Nas imagens, é possível ver o momento em que os felinos saem da mata, olham para o veículo e seguem caminhando tranquilamente.

Print de notícia sobre as onças no portal G1

Embora seja possível desmentir facilmente boatos por meio de ferramentas de checagem de fatos ou até mesmo com uma fácil busca pelo Google, os boatos ganharam força nas últimas horas. Há pelo menos três diferentes versões sobre as imagens: de elas teriam sido vistas na entrada de Quixadá, no trecho da BR-122 conhecido como Alto da Balança, no distrito de Juatama, e ainda no distrito de Daniel de Queiroz.

Na noite desta segunda, uma leitora ainda chegou a enviar o vídeo para o instagram do Revista Central detalhando onde tinha sido vista: próximo ao Restaurante Pé de Serra. Em outra mensagem que é “compartilhada com frequência” em grupos de WhatsApp, um leitor diz que no passado o Ibama soltou animais na Fazenda Não me Deixes, onde morava a escritora Rachel de Queiroz. Todas as versões são infundadas.

Embora as áreas de mata fechada sejam seu habitat natural, onças-pintadas podem sim ser vistas em centros urbanos, mas é raro. Animais deste porte e dessa espécie dificilmente seriam avistados na região do Ceará. Na imagem gravada no mato Grosso do Sul, o homem que fez o vídeo ficou impressionado. “Fiquei em choque na hora e ainda estou, eu desejo que todos de Mato Grosso do Sul ainda possam encontrar uma onça-pintada. Foi uma sensação única que nunca vou esquecer”, disse, em entrevista ao G1.