Sub Mensure: Operação do MPCE em Choró investiga indícios de crimes na reforma do hospital municipal

compartilhar no:
MPCE apura indícios de irregularidades na reforma da unidade do município (Foto: Redes Sociais/Prefeitura de Choró)MPCE

Região Central: A operação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) que movimentou o município de Choró nesta terça-feira (6), tem como alvo apurar indícios de fraudes e outros crimes, na obra de reformar do Hospital e Maternidade Padre José Bezerra Filho. A ação foi deflagrada por meio da Procuradoria de Justiça de Crimes contra a Administração Pública (Procap), com apoio da Polícia Civil.

A operação recebeu o nome de “Sub Mensure”, termo em latim que significa “sob medida”, em virtude de supostas irregularidades em medições feitas durante a execução da obra. A Procap apurou no âmbito da investigação que eram informadas medições para além do que foi executado e o pagamento era realizado a partir daqueles dados.

Materiais foram apreendidos e lacrados pela Procap (Foto: MPCE)

Durante a ação, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão nas residências do prefeito de Choró, do engenheiro responsável pela obra e do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Choró, além das sedes de duas empresas do ramo da construção civil e da Prefeitura Municipal de Choró.

Investigadores estão desde as primeiras horas da manhã no Paço municipal (Foto: Leitor RC)

Aparelhos celulares, HDs de notebook e documentos foram alvos de busca e apreensão e foram apreendidos. Os eletrônicos serão analisados pela equipe da Procap. O Revista Central apurou que entre os telefones tomados durante a Operação está o do prefeito de Choró, Marcondes Jucá.

De acordo com o MPCE crimes contra a administração pública como fraudes em licitação, uso de documentos falsos e falsidade ideológica, no âmbito da Prefeitura Municipal de Choró/CE, teriam sido cometidos na execução da obra.

 Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira, viaturas da Polícia Civil foram vistas em frente a casa de Jucá, em Quixadá, e no paço municipal de Choró. O expediente foi temporariamente suspenso enquanto as equipes realizavam as buscas.

No final da manhã desta terça, Marcondes Jucá se pronunciou através de um vídeo, postado nas redes sociais do Governo de Choró. Nele, o gestor nega que tenha envolvimento com as irregularidade, rechaça as acusações e diz que as investigações são referentes a irregularidades de 2015, ano em que ele ainda não estava na gestão, e disse que a partir de agora vai estar mais perto do povo e se empenhar mais para buscar melhorias pelo município.

Residência do prefeito Marcones Jucá, em Quixadá, também está sendo alvo da operação (Foto: VC Repórter)