Final de maio marca fim da quadra chuvosa e precipitações ‘desaparecem’ em todo o estado

compartilhar no:
Chuvas de março e abril levaram um pouco de água ao leito do açude do Cedro, mas o quadro de escassez permanece. Foto: divulgação

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indicou o predomínio de condições estáveis para os últimos dias da Quadra Chuvosa deste ano, em um boletim emitido nesta segunda-feira (29). Isso significa que o período chuvoso chegou ao fim e com isso as chances de chover estão ainda mais escassas.

Para esta terça (30) a Funceme indica cenário semelhante aquele previsto para segunda. céu variando de parcialmente nublado a sem nuvens com baixa possibilidade de chuva na faixa litorânea até o período da tarde e no Cariri, já pela noite. Em ambas as áreas, os registros deverão ser isolados.

Por fim, para a próxima quarta (31), fica somente a faixa litorânea com tendência de precipitações isoladas, mas as chances seguirão remotas.

As chuvas previstas se dão em virtude de efeitos locais, como o sistema de brisa, temperatura e umidade elevadas, e interação dos ventos com o relevo.

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas no período da quadra chuvosa (fevereiro-maio), continua afastada da costa do Estado em torno de 5°N.