Alimentos produzidos por indígenas de Boa Viagem e Canindé serão comprados pelo Estado

compartilhar no:
Regma Queiroz, representou o secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, nas solenidades (Foto: SDA)

Região Central: A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), em parceria com a Secretaria dos Povos Indígenas (Sepince), lançou o Programa de Aquisição de Alimentos Indígena em quatro territórios indígenas do estado. Com a iniciativa, alimentos que são cultivados por indígenas em seus territórios, serão comprados com recursos do estado, garantindo renda aos produtores e alimento aos beneficiados.

Na região do Sertão Central, Boa Viagem e Canindé, que possuem território indígenas e descendentes em áreas lealmente protegidas, serão beneficiados com a ação. Acaraú, Aquiraz, Aratuba, Caucaia, Crateús, Crato, Itapipoca, Itarema, Maracanaú, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Pacatuba, Poranga, Quiterianópolis, São Benedito e Tamboril, também serão incluídos.

O PAA é um dos principais instrumentos de fortalecimento da agricultura familiar e de combate à fome no Brasil. O governo compra alimentos diretamente dos produtores e os distribui para famílias em condições de vulnerabilidade alimentar. No Ceará, o PAA é coordenado pela SDA e executado em nível local pelas prefeituras municipais.

As solenidades de lançamento do PAA Indígena contaram com as presenças de gestores municipais, agricultores e agricultoras indígenas, líderes indígenas e representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE) e técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).