Dois municípios da região suspendem aulas por conta das chuvas; saiba quais

compartilhar no:
Escola de Tempo Integral Celestino de Sousa, em Banabuiú (Foto: Rafael Fernandes/Ascom)

Região Central: Pelo menos dois municípios da região Central cearense, terão aulas suspensas essa semana, em decorrência das fortes chuvas que banham todo o estado. A principal causa é o estrago causado nas estradas pelo grande volume de água, fator que impede o deslocamento de alunos de comunidades rurais.

Em Banabuiú e Senador Pompeu a medida foi anunciada na semana passada e em ambos os municípios, será válida a partir dessa segunda-feira (3). Banabuiú planejou suspender as atividades até a próxima quarta-feira (6). “Foi decidido de maneira consensual que, devido às fortes chuvas que atingem algumas localidades, as escolas da rede de ensino público do município trabalharão de forma remota nos dias 03, 04 e 05 de abril”.

Essa medida visa garantir a segurança e o bem-estar dos estudantes e professores, bem como manter o ritmo de aprendizagem de forma efetiva. Conforme a prefeitura, uma nova reunião foi agendada para o dia 05 de abril para reavaliar a situação e decidir se as escolas municipais continuarão com as aulas remotas ou retornarão ao ensino presencial.

Em Senador Pompeu a medida foi deidida mediante decreto, assinado pelo prefeito Maurício Pinheiro, e vale até o próximo dia 7 de abril. Os dias letivos correspondentes aos dias da suspensão de atividades determinada por este Decreto serão repostos posteriormente, de acordo com cronograma que será estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.

Uma das causas é o isolamento da comunidade do Distrito do Codiá, por conta do rompimento e obstrução da estrada – CE-116, que liga o distrito à sede do município. O decreto também lista o rompimento da “Barragem Buenos Aires”, inclusive, com desfazimento da via asfáltica, localizada na comunidade Patu, ocorrida no dia 27 de março de 2023, com prejuízos matérias e ambiental, e risco de causar enormes danos humanos.