Quixeramobim: a sangria da barragem de Quixeramobim, após 12 anos, virou motivo de festa na cidade, com clima de final de copa do mundo. O prefeito Cirilo Pimenta afirmou, em entrevista, que o município terá água para garantir seu abastecimento por, pelo menos dois anos.
Ao noticiar a sangria da barragem, o jornal Diário do Nordeste entrevistou o gestor do município, que disse que “A cidade toda está contente e tranquila com relação à água”. Antes das chuvas fortes, o reservatório só poderia garantir abastecimento a Quixeramobim por dois meses, conforme explicou Cirilo, mas agora o cenário é de fartura hídrica.
Essa alegria dos quixeramobienses é ainda mais impressionante quando olhamos para os números da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O açude saiu da situação de seco até atingir sua cota máxima em pouco mais de duas semanas, um feito extraordinário.
Segundo a Cogerh, no dia 17 de março deste ano o açude tinha 1,17% do seu volume total. Desde então o açude foi recebendo aportes que fizeram seu volume dobrar, triplicar e quadriplicar dia após dia até que neste domingo (2), atingiu sua cota de 92% e começou a sangrar.
Câmeras que transmitem ao vivo o movimento na ponte da barragem mostraram a grande expectativa da população durante todo o dia. No início da manhã de domingo o açude começava o dia restando apenas 5 centímetros para sangrar, e no início da noite, começou a verter água pelo sangradouro.
“Hoje quero dedicar um momento para agradecer a Deus por sua infinita bondade e graça. É com muita alegria que venho compartilhar com vocês a notícia de que a Barragem de Quixeramobim está iniciando sua sangria. Anos de espera e expectativa estão se concretizando, e não poderia estar mais feliz e grato de poder vivenciar mais esse grandioso momento do nosso amado Quixeramobim!”, disse Cirilo Pimenta em suas redes sociais.