Graças as chuvas, Açude Banabuiú está tomando água e Patu, em Senador Pompeu, prestes a sangrar

compartilhar no:
Açudes como o Patu, em Senador Pompeu, estão prestes a sangrar (Foto: Walter Lima)

Região Central: as chuvas que estão caindo nos últimos dia, alimentam a esperança do sertanejo através dos açudes. Na Bacia do Banabuiú vários reservatorios que estavam em volume seco, voltaram a ter acúmulos. O Banabuiú, terceiro maior açude do Ceará, subiu três metros em duas semanas.

Os dados podem ser comprovados a partir do portal hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). No dia 10 de março deste ano o Arrojado Lisboa (nome verdadeiro do reservatório), possuía 116,97 metros de água. Na última atualização feita antes do fechamento deste texto, o açude já apresentava uma cota de 119,08 metros.

Em volume o Banabuiú tem, hoje, 172,49 hectômetros de metros cubicos de água, o que corresponde a 11,2% de toda a capacidade que ele pode suportar. Duas semanas atrás o açude estava bem abaixo, com apenas 8,90% de seu acúmulo.

Alegria também em Quixeramobim onde o açude do mesmo nome já guarda o equivalente a 10,84% de sua capacidade em apenas oito dias de chuva. De acordo com a Cogerh, no dia 16 de março último o açude estava zerado e cegou a esse valor com pouco mais de uma semana de precipitações.

E caso o ritmo de chuvas continue pelos próximos dias, mais um açude da Bacia do Banabuiú deverá sangrar: é o Patu, em Senador Pompeu, que desde maio de 2011 não fcava tão cheio. Até esta sexta o reservatório guardava o equivalente a 91% de sua capacidade, restanto apenas nove % para sangrar.