Projeto que amplia a fiscalização e inclusão social de pessoas tornozeladas é lançado no Sertão Central

compartilhar no:
O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira (15). Foto: Micael Lima

A Secretaria da Administração Penitenciária participou, na manhã desta quarta-feira (15), na cidade de Quixadá, da solenidade de implantação do projeto “Ressignificando os caminhos do sertão: uma nova concepção do cumprimento de pena”. 

O projeto consiste em unir autoridades, entidades e instituições para contribuir na aplicação de alternativas efetivas de fiscalização de internos com o uso de tornozeleiras eletrônicas, garantindo seus direitos e deveres, além de combater o crime organizado e assegurar a ressocialização dessas pessoas através de projetos de capacitação profissional e trabalho.

Na ocasião, esteve presente o secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, o Juiz de Direito Titular da 1ª Vara Criminal e de Execução Penal da Comarca de Quixadá-CE, Welithon Mesquita, o Juiz de Direito em respondência pela 2ª Vara Cível de Quixadá-CE, Wallton Pereira, o Juiz Titular da 2ª Vara Criminal de Quixadá-CE, Isaac Medeiros, a Juiz Titular da 1ª Vara Cível de Quixadá-CE, Giselle Lima, além de representantes da Defensoria Pública, Justiça, Ministério Público, Polícia Civil e Militar, líderes religiosos e pesquisadores acadêmicos. 

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, ressalta a importância do projeto. “Fico feliz em presenciar tanta sinergia entre as autoridades que buscam fazer a diferença. Gostaria de parabenizar o Dr. Welithon pela iniciativa. É importante ressaltar que precisarei de todos vocês para gerir e melhorar ainda mais nosso sistema de monitoramento da região.  Desde 2019 o sistema carcerário do Ceará é movido por três pilares: ensino, capacitação e trabalho. O atual sistema prisional cearense trabalha na linha de ajudar, mudar, dar oportunidades, salvar e transformar vidas, e assim será a tônica da nossa participação nesse novo desafio. Segurança Pública é dever do Estado e responsabilidade de todos”, afirma.

O Juiz de Direito Titular da 1ª Vara Criminal e de Execução Penal da Comarca de Quixadá-CE, Welithon Mesquita, fala sobre o projeto. “O objetivo desse projeto é muito maior que a simples fiscalização dos monitorados. A grande missão é a formação do ser humano, resgatar a dignidade humana de uma forma concreta. Agradeço a todos os protagonistas deste projeto e podem contar comigo para realizar bem as nossas atividades e ressignificar os caminhos do nosso sertão central”, disse.