Asteróide com 1,2 km de diâmetro vai passar ‘próximo’ da terra na noite desta quarta-feira (15)

compartilhar no:
Asteróide vai passar há 4,5 milhões de quilômetros, mas para a Nasa essa distância já representa perigo. (Foto: reprodução Nasa)

Seis dígitos e um perigo quilométrico: 199145 é o nome dado pela Agência Espacial Americana (Nasa) ao asteroide medindo 1,2 quilômetros de diâmetros, que vai passar ‘próximo’ a terra nesta quarta-feira (15). A distância entre nosso planeta e o objeto rochoso fez a Nasa classifica-lo como ‘potencialmente perigoso’.

Mas, calma: tudo o que você leu até aqui está correto, mas são é algo burocrátio da ciência. O asteróide deve passar na noite desta quarta há 4,5 milhões de distância da terra. É longe pra dedéu, mas para a Nasa que é conhecida por todo o seu rigor científico americano, essa distância significa um sinal de alerta.

Na ponta do lápis, 4,5 milhões de quilômetros entre o objeto e o nosso planeta, significa 12 vezes a distância entre a terra e a lua. Quando um asteróide já chega neste patamar ele é classificado pela Nasa como Asteroides Próximos da Terra (NEO, na sigla em inglês) e um Asteroide Potencialmente Perigoso (PHA).

Dizer que seja um perigo não é exagero nem mentira, é a Nada que afirma, mas essa classificação é apenas uma finalidade de mapeamento dos vários e vários asteróides que orbitam em torno da terra. Os seres humanos não vão passar por nenhum risco e a vida da espécie humana não está sob ameaça.

Se os estudos da Nasa estiverem corretos, a rocha vai 88.740 km/h por volta de oito da noite de hoje, e não será possível avista-lo a olho nú.