Quando se deve procurar um fisioterapeuta?

compartilhar no:
Quando se deve procurar um fisioterapeuta?

Você saberia dizer quando se deve procurar um fisioterapeuta? Fato é que a grande maioria das pessoas ainda têm uma percepção errada quanto a esse respeito.

Dizemos isso porque, ao falar sobre quando se deve procurar um fisioterapeuta, a resposta de grande parte se refere ao pós-operatório.

Sim, a fisioterapia é muito importante após intervenções como essas. No entanto, resumir todo o trabalho do profissional a isso é um equívoco.

Dizemos isso porque o profissional é capaz de atuar em diversas outras áreas, como por exemplo a fisioterapia preventiva.

Portanto, é completamente possível marcar consulta com esse profissional mesmo quando não se sofreu qualquer lesão

Então, se você quer entender um pouco melhor sobre quando se deve procurar um fisioterapeuta, é só continuar neste artigo que iremos falar sobre todos os detalhes desse assunto.

O que é fisioterapia?

Em suma, a fisioterapia nada mais é que uma ciência que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de distúrbios funcionais nos órgãos e sistemas do corpo humano.

No entanto, isso inclui também doenças genéticas, traumas e enfermidades adquiridas. Apenas por essa simples explicação, já dá para entender um pouco mais sobre quando se deve procurar um fisioterapeuta.

Esse profissional é capaz de realizar diversos procedimentos para tratar ou prevenir possíveis sintomas, como é o caso do choque fisioterapia, por exemplo.

Além do mais, devemos mencionar que o objetivo da fisioterapia é preservar, manter ou restaurar a integridade dos órgãos, sistemas ou funções.

Entretanto, para que isso se torne possível, é necessário se utilizar de técnicas e recursos terapêuticos. Porém, eles são baseados nas seguintes ciências:

  • Morfológicas;
  • Fisiológicas;
  • Patológicas;
  • Bioquímicas;
  • Biofísicas;
  • Biomecânicas;
  • Cinesia;
  • Sinergia funcional;
  • Cinesia patológica.

Tudo isso sem sequer falar das disciplinas comportamentais e sociais, as quais visam melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Diante de todo esse conhecimento, é preciso saber quando se deve procurar um fisioterapeuta, uma vez que o profissional tem uma possibilidade de atuação bem ampla.

Como escolher um fisioterapeuta?

Antes de falarmos sobre quando se deve procurar um fisioterapeuta, você precisa entender de que forma escolher esse profissional.

Quanto a esse respeito, ao procurar por um fisioterapeuta, é de grande importância se certificar de que ele possui todas as habilidades necessárias para o trabalho.

Fora isso, também procure saber se ele tem especialização na área de interesse. Averigue também se o profissional está registrado no Conselho Regional de Fisioterapia (CREFITO).

Outra dica de como escolher um bom profissional é verificando a limpeza e as condições gerais do consultório ou clínica, até mesmo para evitar possíveis infecções.

Por fim, não deixe de verificar também se os equipamentos utilizados são certificados e se o estabelecimento segue todas as normas da Vigilância Sanitária.

Do que trata a fisioterapia?

Sempre que alguém sofre um tipo de lesão ou fratura, todos os médicos costumam recomendar a fisioterapia para reabilitação.

Além do mais, após uma cirurgia endoscópica de coluna, ou qualquer outra intervenção na região, a fisioterapia também se faz muito importante.

No entanto, devemos mencionar que essa não é a única função do profissional. Para entender melhor sobre quando se deve procurar um fisioterapeuta, você precisa entender que ele é capaz de atuar nas seguintes situações:

  • Alívio de dores: no geral, aqueles que sentem dores musculares podem sim buscar uma solução com esse profissional;
  • Tratamento da insônia: um especialista é capaz de resolver problemas como síndrome das pernas inquietas ou bruxismo, dois problemas que podem prejudicar o sono;
  • Acompanhamento da gestação: o especialista também pode ajudar no treinamento do parto, além de melhorar a postura e na volta do peso anterior;
  • Ajuda na terceira idade: capaz de contribuir para que os idosos tenham uma melhor qualidade de vida;
  • Incontinência urinária: através de exercícios, o fisioterapeuta pode ajudar a tratar a incontinência e outros problemas urinários.

Diante disso, já deu para ter uma ideia maior de quando se deve procurar um fisioterapeuta, certo? Porém, logo abaixo iremos falar com mais detalhe sobre isso.

Quando se deve procurar um fisioterapeuta?

No geral, os pacientes costumam procurar por esse profissional sempre que sofrem algum tipo de lesão ou fratura.

Porém, há várias outras situações em que se deveria procurar esse profissional, já que ele é capaz de atuar em diferentes cenários.

Então, se você quer entender melhor sobre quando se deve procurar um fisioterapeuta, devemos mencionar as seguintes situações:

1. Precisa melhorar a postura

As dores na coluna são comuns e uma das principais causas é a má postura. Nesse contexto, é uma ótima hora de procurar por esse profissional.

Inclusive, com o aumento do número de pessoas trabalhando em casa por conta da pandemia, passar longos períodos sentado em frente a uma tela se tornou uma realidade para muitas pessoas.

A grande questão nisso é que algumas pessoas possuem hábitos incorretos de postura, algo capaz de levar a problemas como a dor.

Mas, com uma avaliação adequada, o profissional é capaz de propor um tratamento personalizado para cada paciente.

Esse tratamento, na grande maioria das vezes, tende a incluir exercícios e outras técnicas, até mesmo para aumentar a consciência corporal e corrigir a postura.

2. Alívio de dores musculares

Fato é que muitas dores musculares são causadas por posturas incorretas mantidas por longos períodos. Por conta disso, o paciente pode até sofrer alguma ruptura no tendão de Aquiles, por exemplo.

Então, para que se possa obter o alívio de dores musculares, é fundamental passar por uma avaliação pelo profissional, de modo a identificar o caso específico do paciente.

Há várias maneiras para obter esse alívio, sendo que uma das opções de tratamento para dores musculares é justamente a terapia manual.

Para quem não sabe, a terapia manual não é uma massagem, mas sim uma série de técnicas de mobilização, as quais têm por intuito restaurar a função dos músculos.

3. Precisa recuperar a função pulmonar

Ao falar sobre quando se deve procurar um fisioterapeuta, poucas são as pessoas que imaginam esse cenário, mas esse profissional também pode atuar nesse cenário.

No entanto, a verdade é que a fisioterapia é sim uma ferramenta de grande importância para a recuperação da capacidade respiratória em doenças respiratórias, como bronquite e pneumonia.

Além do mais, com a pandemia COVID-19, a reabilitação respiratória tem se tornado cada vez mais necessária.

Afinal de contas, o vírus pode afetar não só a nossa função pulmonar, como também algumas outras funções motoras.

Sendo assim, a fisioterapia é capaz sim de ajudar na recuperação da função pulmonar e evitar complicações.

4. Pratica um esporte e deseja melhorar seu desempenho

Outro cenário que podemos mencionar sobre quando se deve procurar um fisioterapeuta, diz respeito àqueles que praticam algum esporte mas querem melhorar o desempenho.

Inclusive, diante disso, devemos mencionar que a fisioterapia é extremamente benéfica para poder prevenir lesões, além de ainda melhorar o seu desempenho.

Ademais, durante a prática esportiva, a fisioterapia é capaz de diminuir os efeitos de uma série de possíveis lesões.

5. Quer manter seus movimentos e evitar a senilidade

A senescência nada mais é que o processo natural de envelhecimento saudável, sem que haja doenças instaladas.

Agora, no que se refere à senilidade, trata-se de um envelhecimento mais difícil, haja vista que, nesse caso, as doenças comuns na terceira idade estão presentes, algo capaz de causar debilidades.

Certo, mas por que estamos falando sobre isso, sendo que o assunto é sobre quando se deve procurar um fisioterapeuta?

Quanto a isso, devemos falar a respeito da fisioterapia gerontológica. Para quem não sabe, trata-se de uma especialidade que atua na prevenção e reabilitação para pessoas na terceira idade.

Dessa forma, acaba focando apenas em manter as funcionalidades do corpo, de modo a prevenir complicações graves decorrentes do desgaste dos sistemas e órgãos.

Ou seja, é uma forma de fazer com que os idosos possam ter uma vida mais saudável e de maior autonomia.

Quais são as áreas da fisioterapia?

Outra coisa que você deve compreender ao falarmos sobre quando se deve procurar um fisioterapeuta, é a respeito das áreas existentes.

Quanto a isso, mencionamos as seguintes:

Pediátrica, neonatológica e hebeátrica

Nada mais é que um tipo de especialidade onde se deve usar técnicas e métodos próprios para poder tratar enfermidades em recém-nascidos e crianças.

Geriátrica e gerontológica

Trata-se de especialidade que estuda, previne e trata as diferentes disfunções que podem acontecer devido ao processo de envelhecimento.

Esportiva

É o tipo de fisioterapia que atua de forma direta nas atividades esportivas, tais como na preparação, prevenção ou recuperação de alguma possível lesão.

Esse tipo de profissional costuma trabalhar em junção com alguns outros que possam complementar os cuidados, como o nutricionista esportivo, por exemplo.

Dermatofuncional

Nada mais é que um ramo da fisioterapia em que o profissional é responsável por diagnosticar, estudar e tratar afecções dermatológicas e intertegumentares.

Uroginecofuncional e obstétrica

O principal objetivo dessa área fisioterápica é a prevenção ou tratamento de disfunções urinárias, fecais e sexuais.

Obstétrica

Baseia-se em oferecer a melhor adaptação possível da mulher em relação às mudanças que o seu corpo pode sofrer devido ao período da gravidez.

Neurofuncional

A fisioterapia neurofuncional nada mais é que uma área da fisioterapia que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento de distúrbios neurológicos.

Nesse caso, acaba incluindo disfunções motoras, como em pacientes que sofreram um acidente vascular encefálico.

Respiratória

É um tipo de conjunto de procedimentos, os quais procuram trazer uma melhora na dinâmica respiratória, bem como a distribuição do ar inalado no pulmão.

Além disso, também é capaz de remover secreções brônquicas, algo capaz de fazer com que o paciente possa obter uma melhor função respiratória.

Orofacial

Costuma atuar, em especial, na saúde bucal. Nesse caso, atua em conjunto com a odontologia e a fonoaudiologia.

Dessa forma, é capaz de tratar disfunções da articulação temporomandibular, bem como outras disfunções que têm relação com problemas oculares.

Oncofuncional

Tem o intuito de preservar, manter, desenvolver ou ainda restaurar a integridade cinético-funcional de todos os órgãos e sistemas do paciente.

Além disso, também é capaz de prevenir possíveis distúrbios que possam ocorrer durante o tratamento oncológico.